Os aplicativos de Realidade Aumentada estão em alta para aprimorar a experiência do cliente. E a montadora Volkswagen (VW) sacou esta tendência. “Já imaginou olhar agora, neste momento, para a tela do seu celular ou tablet e ver todos os detalhes do Nivus?”, assim começa o comunicado da companhia para mostrar sua iniciativa de marketing com RA (do inglês, augmented reality).

A VW está lançando junto com o anúncio da pré-vendas do Nivus, o aplicativo Volkswagen Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o Nivus, seja em miniatura ou em tamanho real, permitindo inclusive que o usuário interaja com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o novo modelo.

App VW Experience em ação com o novo Nivus

Além disso, com o aplicativo Volkswagen Experience, disponível para as plataformas iOS e Android, é possível configurar o novo carro, escolher versões, cor da carroceria e as rodas. O Volkswagen Experience não precisa de internet para funcionar.

Fábio Rabelo, gerente de novos modelos de negócio da Volkswagen América Latina, afirma que este é um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um carro. “É possível, por exemplo, ver como o Nivus fica na vaga de garagem da casa do cliente. Na verdade, o consumidor pode visualizar o carro em qualquer superfície plana, seja em uma mesa de jantar ou na varanda”.

Além de escolher a proporção que o carro aparece na tela (para ajustar o tamanho do carro basta fazer sobre a carroceria o movimento de pinça com os dedos na tela), o aplicativo permite abrir virtualmente todas as portas do veículo – incluindo capô e porta-malas. Para fazer isso é só clicar em cima da área que você quer abrir (há indicações onde é possível interagir com o veículo ou ter mais informações sobre aquele detalhe).

A interação no interior do veículo segue a mesma usabilidade da parte externa. O cliente da VW pode entrar no Nivus e ver todos os detalhes de cada versão, explorando itens como o novo volante, o painel digital Active Info Display e o VW Play. O sistema permite uma visão de 360º da cabine e conta com marcações em azul nos locais que têm informações adicionais.

Outra opção oferece colocar o Nivus em movimento. É possível, por exemplo, manobrar o veículo em uma vaga de estacionamento. Para acionar essa função basta apertar o ícone com a forma de um volante no meu.

Ao selecionar as “versões” o cliente pode escolher entre a Comfortline e a Highline e, ao mudar de uma para outra, visualiza todas as mudanças de níveis de equipamentos, dentro e fora do carro. No ícone “rodas” são exibidas as opções de tamanho e estilo disponíveis para o Nivus. Na aba “cores” são mostradas as seis tonalidades ofertadas no Nivus e o cliente pode ver qual combina mais com o estilo dele.

No “raio-x” o aplicativo expõe a Estratégia Modular MQB, ou seja, toda a base estrutural do Nivus. Nesse ícone é possível ver, por exemplo, a localização dos airbags e ter uma noção do tamanho da área de proteção quando eles são acionados.

Depois de configurar os detalhes exatamente da forma que preferir, o cliente que quiser conhecer ainda mais sobre o Nivus ou de fato realizar a compra pelo ícone “tenho interesse” e preencher as informações solicitadas. Esses dados serão enviados a um concessionário que, por sua vez, entrará em contato com o cliente.

Aí, novamente, o cliente escolhe o que for mais cômodo para ele: ou ele vai até a concessionária ou a concessionária vai até ele, uma vez que por meio do DDX Sales, os vendedores das concessionárias Volkswagen podem realizar toda a jornada de compra de modo 100% digital.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here