Um levantamento feito na América Latina pela Panorama Search, associação global que reúne empresas de recrutamento executivo, detectou quais os cargos que serão essenciais no futuro para as empresas avançarem diante das mudanças estruturais nos negócios por conta da transformação digital.

Foram realizadas entrevistas com mais de 600 executivos do alto escalão latino-americano, sendo 17% CEOs e 51% diretores, a maioria de multinacionais de setores como consumo, farmacêutico, serviços, financeiro, indústria e tecnologia. No Brasil a consulta ficou a cargo da consultoria EXEC, a Glue conduziu o projeto na  Argentina e a Talengo no México e Colômbia.

“Foi possível traçar um paralelo entre o que é essencial hoje nas empresas e o que os líderes destas companhias projetam sobre o que será determinante ao sucesso dos negócios no futuro”, afirma Juan Pablo Correa, sócio da EXEC responsável pela pesquisa no Brasil.

Hoje tanto na média geral (49%) como em Brasil (59%), Argentina (50%) e Colômbia (48%), os cargos de CTO e CIO são considerados os mais importantes na área de desenvolvimento tecnológico dentro da empresa, sendo que do total de entrevistados estes foram os números dos que disseram possuir pelo menos um profissional em cada uma dessas áreas dentro de sua companhia.

No Brasil CTOs e CIOs são seguidos por profissionais de Digital Marketing (44%), Data Scientists (27%) e Digital Transformation (23%) completando um quarteto de profissionais que mais aparecem nos quadros tecnológicos das empresas.

Já o México é o único país que profissionais de Digital Marketing e Digital Strategy ultrapassam a incidência de CTO e CIO nas empresas tendo respectivamente a incidência de 52%, 42% e 39% desses cargos em empresas mexicanas.

Cargos mais importantes hoje, na visão dos executivos

CTO/CIO, 49%, Digital Marketing, 46%, Digital Strategy, 30%, Digital Transformation, 26%, Cybersecurity Manager, 22%, Data Scientist, 19%, Digital Sales, 16%, Chief Data Oficcer, 15%, Digital Inovation Manager, 15%, Scrum Master, 11%, Digital Change Manager, 5%.

Profissões de futuro

Todo esse panorama muda de figura quando os executivos foram questionados sobre o futuro de suas empresas e as projeções deles sobre o que é importante para o crescimento dos negócios e aumento de alcance de mercado nos próximos anos.

“Nossa pesquisa conseguiu identificar que no futuro os cargos envolvidos com tecnologia, nas projeções dos executivos, estarão muito mais ligados à estratégia, transformação e inovação, sendo bem mais segmentados do que são hoje”, analisa Correa.

Teremos o profissional de Digital Strategy liderando a incidência nas empresas com 38%, seguido de Digital Transformation, 32%, Digital Inovation Manager, 32%, Chief Data Oficcer, 29%, Digital Marketing, 24%, Data Scientist, 23%, Cybersecurity Manager, 22%, Digital Sales, 20%, Digital Change Manager, 18%, CTO/CIO, 14%, Scrum Master, 9%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here