Dois representantes da FITec (Fundação para Inovações Tecnológicas), a diretora de Operações da unidade Minas Gerais, Astrid Heinisch, e o cientista de dados Marcos Vanine Nader, participaram como palestrantes da 5ª edição do 5G & Transformação Digital, maior evento on-line sobre o assunto.

Soluções diferenciadas são as maiores aliadas da Transformação Digital

Os temas incluíram os avanços do desenvolvimento tecnológico, a competição digital, os novos desafios e o comportamento do consumidor nesse ambiente. O evento, promovido pela Telecom Webnar, aconteceu no dia 1° de setembro.

Como está evoluindo o 5G no Brasil e no mundo? Quais são as soluções 5G mais promissoras para o mercado B2B? Como as empresas podem utilizar 5G para acelerar a sua transformação digital? Embora a digitalização das empresas tenha dado um salto muito grande neste período da pandemia da covid-19, essa velocidade não permitiu que os processos fossem realizados com muito planejamento e pleno entendimento de seus caminhos e desafios.

“A transformação digital é um processo multidisciplinar e vem sendo alavancado não somente pelo desenvolvimento tecnológico, mas pela competição digital e pelo comportamento do consumidor nesse ambiente. Não é incipiente, mas passa por níveis de maturidade sustentados por recursos digitais, pela estrutura organizacional e pela estratégia de crescimento das organizações, seus objetivos e métricas”, explicou Astrid Heinisch, diretora de Operações da unidade Minas Gerais da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas.

Astrid foi uma das palestrantes da 5ª edição do 5G & Transformação Digital.  A FITec também esteve representada pelo cientista de dados Marcos Vanine Nader.

Astrid Heinisch falou sobre os avanços do desenvolvimento tecnológico no último ano, sobre competição digital e sobre o comportamento do consumidor nesse ambiente. “Eventos recentes, exemplificados pela crise decorrente da pandemia da covid-19, foram capazes de acelerar esse processo, contribuir para sua maturidade e desafiar os negócios no que tange a suas propostas de valor. Novas demandas, não somente por conectividade, mas principalmente por serviços e soluções digitais diferenciadas, têm contribuído para a Transformação Digital”, analisou.

De acordo com a diretora da FITec, os projetos desenvolvidos para os diversos setores da indústria se beneficiam da tecnologia 5G. No entanto, desafios inerentes à adoção de novas tecnologias, tais como segurança cibernética, disponibilidade e investimentos em infraestruturas, ecossistemas etc., despontam em meio à implementação de novas aplicações.  “Novos mercados, produtos, modelos de inovação e de negócios serão consequências dessa transformação, que promete mexer com a sustentabilidade das organizações instigadas a reagirem”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here