Integrando o time junto aos funcionários de empresas de pequeno e médio porte, os robôs colaborativos, ou cobots como são conhecidos, estão cada vez mais na lista de desejo dos empresários brasileiros. São várias as vantagens na aquisição dos robôs que podem trabalhar juntamente com humanos, mas ainda há grande receio quanto à sua implementação, mesmo quando o interesse da compra desses equipamentos é grande.

A Universal Robots foi a primeira empresa a desenvolver um braço robótico, comercialmente viável, que em 2008 foi projetado para trabalhar em estreita proximidade com seres humanos, sendo a líder do setor até hoje. O caminho para a implementação dos cobots dentro das empresas começa por uma série de perguntas que ficam na cabeça do empresário.

Para o gerente regional da Universal Robots no Brasil, Denis Pineda, o receio para aquisição desse equipamento sempre vem acompanhado de três principais dúvidas.

Os dirigentes das empresas, primeiramente, pensam que um cobot é caro, questionam a usabilidade do equipamento e não acreditam na serventia que eles podem ter para o seu negócio”, afirma Denis.

Cobots são largamente utilizados na chamada indústria 4.0, caracterizada pela integração dos processos de produção com o ambiente virtual por meio de modernas tecnologias como a robótica avançada, inteligência artificial, a ‘internet das coisas’, comunicação máquina-máquina, entre outras. Ainda de acordo com Pineda, a incorporação de tecnologias digitais desse tipo é essencial para o aumento da produtividade das empresas.

“Os cobots estão tornando a automação mais fácil, mesmo para empresas pequenas, pois tornam a automação robótica economicamente viável”, ressalta o gerente regional da Universal Robots no Brasil.

Veja abaixo as quatro principais vantagens para uma empresa e os benefícios com a automação da produção na utilização de robôs colaborativos.

Programação fácil

A tecnologia dos cobots permite que operadores sem experiência configurem e operem rapidamente os robôs com uma visualização intuitiva em 3D. No caso específico dos braços robóticos da Universal Robots, basta mover o braço robótico até pontos de rota desejados ou tocar as teclas de seta no tablet.

Mais acessível que um robô convencional

Por ter um custo inferior aos robôs convencionais, os cobots proporcionam às indústrias um aumento da sua atuação no mercado, dessa forma, possibilita também mais capacitação de pessoas e melhora nos processos e desenvolvimento de novas tecnologias.

Implementação flexível

Os cobots são leves, ocupam pouco espaço e são fáceis de reimplantar em diversas aplicações sem alterar seu layout de produção. A migração do cobot para novos processos é rápida e fácil, o que dá agilidade para automatizar praticamente qualquer tarefa manual, incluindo aquelas com pequenos lotes ou rápidas substituições.

Colaborativo e seguro

Agora, você pode substituir operadores humanos em trabalhos perigosos e tediosos para reduzir esforços repetitivos e lesões acidentais, sem perder a capacidade de decisão e discernimento exclusivamente de humanos.

Fonte: Pernambuco Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here