As profissões mais valorizadas no mercado de trabalho mudam de tempos em tempos. O avanço tecnológico e o surgimento de novas oportunidades estão entre alguns dos motivos que provocam esta alteração constante. Nos tempos dos nossos avós as carreiras mais valorizadas eram em medicina e direito, mas e atualmente?

Os anos passaram e, como vimos no artigo sobre as profissões mais bem pagas do Brasil, a tecnologia avançou muito, com milhares de oportunidades para as pessoas atuarem a partir de um computador. Algumas áreas tradicionais, principalmente as relacionadas à engenharia, seguem no topo.

Você já tem uma carreira sólida em uma determinada área? Está pensando em fazer uma transição ou ainda está no início da sua jornada profissional? Para te ajudar, fizemos um levantamento das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente.

Se você está ainda indeciso sobre a escolha de um curso universitário, é essencial pensar em uma área que lhe dê prazer e satisfação. Contudo, também é muito importante verificar quais são as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho para uma melhor tomada de decisão.

Temos aqui no Beduka um texto em que explicamos como escolher a profissão certa.

Como é possível saber quais profissões são mais valorizadas?

Existem alguns fatores analisados, como, por exemplo, se a profissão está com escassez de mão de obra qualificada, se os salários de quem trabalha na área é bom, se a atividade está entre os destaques para o futuro, etc.

O jornal O Estado de São Paulo listou alguns campos de atuação que estariam em alta nos próximos anos, ou seja, atualmente já são profissões mais valorizadas no mercado de trabalho e tendem a crescer ainda mais. Confira:

  • Gestão de Big Data
  • Economia Agroindustrial
  • Biotecnologia e nanotecnologia
  • Sistemas de Informação
  • Design com foco em inovação
  • Engenharia hospitalar
  • Econofísica
  • Gestão de Resíduos
  • Geriatria

Outro indicador para saber quais são as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho é observar os maiores salários das diversas áreas de atuação.

Profissões mais valorizadas no mercado de trabalho com maiores salários

Medicina e Saúde – Com certeza, os profissionais da saúde estão no topo da lista, especialmente se forem especializados. A verdade é que, quanto maior a especialização e a experiência, maior será a remuneração.

A média nacional do salário de médicos está na casa dos 8 mil reais, sendo que cirurgiões plásticos são os especialistas que ganham mais (podendo chegar a até 19 mil). Um médico com outras graduações recebe valores ainda maiores.

Vale destacar ainda que medicina, uma das profissões mais valorizadas do mercado de trabalho, possui um índice de empregabilidade acima de 95%. Ou seja, a demanda por profissionais da área é sempre alta.

Recursos humanos – Ao contrário do que muitos pensam, a área de Recursos Humanos cresceu muito nos últimos anos e a sua remuneração dobrou. A sua importância está sendo cada dia mais reconhecida. Um diretor de RH, coordenador ou o gerente podem receber salários que variam de 7 a 43 mil reais.

Tecnologia da Informação – Os profissionais com ensino superior em áreas de TI já iniciam a carreira com um bom salário, o qual tende a aumentar bastante com o passar dos anos de experiência. Por exemplo, um analista de sistema com mais de dez anos de atuação consegue remuneração de até 20 mil reais.

Além disso, também é uma área que oferece ótimas oportunidades de especialização; quanto maior for seu nível acadêmico, maior será o salário.

Administração – Administração está na lista das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho por ser uma área bem ampla e diversa, além de também ter um bom número de oportunidades em concursos públicos. No entanto, as vagas costumam ser bem concorridas.

Dessa forma, para garantir salários bons, é importante se especializar e acumular experiência. A área administrativo-financeira é especialmente boa.

Marketing e vendas – Esta é uma área que também vem passando por um crescimento tremendo, graças à internet e ao marketing digital. Departamentos de vendas e de marketing são essenciais para o sucesso de uma empresa, pois lidam com a clientela.

O salário inicial de um gerente de atendimento está na casa dos R$ 4 mil e pode subir até R$ 7 mil mensais. Um diretor comercial pode chegar a ganhar até 18 mil reais. Para se manter nesta profissão, esteja sempre antenado e procure se especializar nos novos meios de comunicação.

Direito – Além de ser uma área bem valorizada em concursos públicos, formados em direito possuem diversas outras oportunidades com salários bem altos, em especial nos segmentos de direito internacional, civil, empresarial e tributário.

Engenharia – Os segmentos que mais tendem a crescer são os de engenharia ambiental e de engenharia de petróleo e gás. No entanto, a área de engenharia no geral sempre foi muito bem valorizada.

Apresentamos aqui uma relação de profissões mais valorizadas no mercado de trabalho brasileiro. Se você ainda tem dúvidas, veja nosso texto sobre como descobrir a área certa.

Temos aqui no Beduka uma série de explicações sobre diversas áreas:

Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que conta com uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Agora que você já tem uma visão geral das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho, terá mais elementos para fazer sua escolha sobre a área que quer exercer no futuro. Veja também:

Já conhece o Beduka Profissões? Veja dicas de especialistas no nosso canal no Youtube.

Você já decidiu que carreira vai seguir? Conte para nós nos comentários!

Fonte: https://beduka.com

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here