Na Prefeitura de Blumenau, município do estado de Santa Catarina, parte das demandas dos munícipes já podem ser realizadas de forma digital. Da solicitação de alvarás, passando pelo e-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), até a reserva de uma vaga na creche já podem ser feitas eletronicamente e toda a solicitação entra num fluxo de trabalho do órgão público que facilita a execução do processo.

O ganho de produtividade dos funcionários e a agilidade promovida aos contribuintes foi possível com a adoção da ferramenta de workflow (do inglês, fluxo de trabalho) da GeneXus, desenvolvedora global de soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Denominada GXflow, a solução já automatizou parte dos processos e a meta é ampliar sua utilização para que, em dois anos, todas as solicitações sejam automatizadas, beneficiando mais de 300 mil munícipes. O projeto foi desenvolvido pela i4 Intelligence for Innovation, parceira regional da GeneXus.

De acordo com Julio Cesar Silva, diretor de sistemas e inovação da Prefeitura de Blumenau, a automação do fluxo de trabalho promoveu ganho de eficiência, já que etapas desnecessárias foram extintas, possibilitando que funcionários fossem realocados para atividades mais estratégicas, o que amplia a capacidade de atendimento da prefeitura.

Outro ponto que Silva destaca como vantajoso com este projeto de automação é a confiabilidade e a segurança das informações a partir da eliminação dos erros de digitação e das perdas de documentos, o que, consequentemente, reduz os custos, tanto com os processos internos quanto com os deslocamentos, pois o acesso aos sistemas e as solicitações podem ocorrer de qualquer localidade.

“Isso é um trunfo em momentos como esse de adoção do trabalho à distância em decorrência da pandemia do Coronavírus. Podemos seguir com nossas atividades de maneira online, evitando comprometer os prazos e os fluxos de execução”, ressalta o representante da Prefeitura de Blumenau.

Segundo Eric Boeing, consultor e diretor de desenvolvimento da i4i, responsável pelo projeto, o uso da tecnologia impactou, até o momento, aproximadamente 15 mil pessoas, entre funcionários da prefeitura e munícipes.

Essa efetivação do trabalho remoto também é reforçada pelo country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, que afirma sobre os ganhos trazidos pela tecnologia num momento em que dependemos do trabalho à distância. “Neste sentido, a Prefeitura de Blumenau está avançada e serve como modelo para outros órgãos”, finaliza Recchi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here