As filas nas lojas de varejo estão com os dias contados. A gigante do comércio digital, Amazon, sai na frente mais uma vez. O grupo inaugurou uma loja física, em Seatlle, nos Estados Unidos, que não possui caixas registradoras. E, portanto, os clientes não enfrentam filas para o pagamento de suas compras.

Através de um aplicativo de smartphone, os clientes entram na loja que vende alimentos e bebidas no varejo. Centenas de câmeras monitoram os movimentos dentro da loja, com a ajuda de sensores nas prateleiras.

Os produtos vão sendo adicionados a uma cesta e cobrados automaticamente pelo cartão, fornecido pelo cliente ao entrar na loja. “Fazer compras, sem interagir com ninguém, é fantástico”, comenta um cliente abordado no vídeo.

Os mais céticos denunciam, no entanto, uma desumanização em benefício da rapidez no atendimento. Todd Bishop, cofundador do site de formação tecnológica, Geek Wire, destaca outra questão: “Muitas pessoas não ficam à vontade com o rastreamento e monitoramento feito pelas câmeras”, afirmou.

A tecnologia apresentou alguns problemas na sua fase de testes e, por enquanto, é aplicada apenas nessa loja da Amazon e não tem prazo para ser implementada em outras filiais que atendem ao mercado de varejo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here