Em live promovida pela Dedalus, líder em serviços de cloud computing e dados, com o tema “Cloud em ambientes corporativos”, o assunto central foi a transformação digital pela qual as empresas têm passado nos últimos anos e os desafios em migrar estruturas complexas e legados.

O processo de migração para a nuvem requer planejamento e governança, palavras as quais Maurício Fernandes, CEO da Dedalus, atribui boa parte do sucesso dessa mudança. “Criou-se um mito de que tudo na nuvem é simples, mas não é. Para que a transformação seja eficaz, um novo modelo de governança é exigido, de forma que a gente faça com que as companhias entendam que a nuvem é sim viável, desde que tomemos certos cuidados e possamos abrir mão de preceitos que não fazem mais sentido”, explicou.

Dentro desses princípios, o executivo destaca a necessidade de atualização nos ideais de segurança, custo e performance. Se esses três pontos não são cobertos pela governança, o cliente sofrerá um impacto negativo e se posicionará em uma situação de risco ao fazer a transformação digital. “Não podemos deixar que a nuvem repita uma história que já aconteceu anos atrás. Muitas empresas acabam fazendo implementações sem o planejamento ideal, esquecendo que a governança é fundamental”, Maurício aprofunda.

Essa indicação feita pelo executivo é especialmente relevante quando consideramos que, de acordo com o estudo Canalys, os gastos mundiais com serviços de infraestrutura em nuvem bateram recorde e cresceram 34% no quarto trimestre de 2021, somando US$ 53,5 bilhões, um aumento de US$ 13,6 bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Entender a importância da transformação digital dentro de uma empresa é primordial para que ela se mantenha num patamar competitivo. Independentemente de seu tamanho, as empresas que não se adequarem às tendências tecnológicas correm o risco de ficarem para trás”, finaliza o executivo. Por este motivo, a escolha de um parceiro qualificado para essa transformação é importante – a confiança no serviço faz com que a gestão da nuvem seja simplificada, mitigando os riscos do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here