Monsanto do Brasil anunciou o lançamento do Logistics Smart Center, primeiro centro logístico da companhia a utilizar tecnologia de ponta para monitorar indicadores e informações operacionais.

Com as ferramentas, o espaço permite a visualização, em tempo real, das operações end-to-end – da transportadora até o cliente – e de todas as etapas desse processo, incluindo deslocamento de carga e armazenamento de produto.

A nova plataforma possibilita ainda prever situações críticas, permitindo que a empresa possa agir com antecedência e minimizar possíveis impactos na operação e na satisfação dos clientes.

Logistics Smart Center

Localizado na unidade de São Paulo, o Logistics Smart Center é composto por dez monitores touchscreen, pelos quais a equipe de Supply Chain da Monsanto acompanha as operações e utiliza ferramentas estatísticas e analíticas, algoritmos e machine learning de forma integrada para monitorar todas as etapas de logística.

Johnny Ivanyi, Líder das Operações Logísticas da Monsanto no Brasil, destaca que o centro complementa uma estratégia de transformação que começou em 2014 e teve como objetivo melhorar a eficiência e o controle operacional, assim como a experiência dos clientes.

O Logistics Smart Center também possibilitou uma gestão mais eficiente em diversas frentes, como: monitoramento de cargas e dos centros de distribuição em tempo real, através de câmeras, temperatura e humidade dos centros de distribuição; gestão de estoque e financeira e a extração e tratamento de dados, uma vez que foi simplificado com a implantação de ferramentas de real time visibility.

Resultados indicam redução de 40 toneladas de emissão de CO2

Segundo Carlos Ricardo Andrade, líder da área de Customer Care da Monsanto para América do Sul, as mudanças já contabilizam expressivos resultados no período pós-implementação, como a elevação de 20% no nível de entregas no tempo correto (OTD), com mais de 600 atrasos de entregas evitados em 3 meses por meio da ferramenta de machine learning, melhoria na acuracidade de inventário para índices próximos a 100%, redução de 50 mil km de distância percorrida com a otimização da roteirização de entregas, ou seja, 40 toneladas de redução de emissão de CO2, 100% de visibilidade on-line da data final de entrega e otimização de mais de 2% na taxa de ocupação de veículos.

“Com o projeto ainda foi possível implementar 8 novas estratégias de otimização de cargas e rotas para um melhor nível de serviço ao cliente, trazendo um benefício direto no controle de custos logísticos”, destaca Andrade.

Além da sede, localizada em São Paulo, o projeto também foi replicado na unidade de São José dos Campos e o objetivo é expandir para todas as unidades onde há operações logísticas, possibilitando o acesso remoto à plataforma e à nuvem em outras 14 localidades, entre elas: Camaçari (BA), Campo Verde (MT), Paracatu (MG), Itaí (SP), Santa Helena de Goiás (GO) e Uberlândia (MG).

 

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