A inovação é um aspecto frequentemente mencionado como essencial para a sobrevivência de grande parte das profissões e empresas. Desenvolver novas soluções faz parte da rotina de companhias de quase todos os setores e, no ambiente industrial, isso não é diferente.

Com foco em contribuir para a formação de estudantes nesse segmento, a Mitsubishi Electric traz para o Brasil um desafio inédito para alunos de 148 instituições de ensino.

Intitulada MECA (Mission, Execution, Communication & Achievement), a competição é direcionada a estudantes do ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas.

Realizada previamente em várias edições em outros países, como China, Índia e Tailândia, a edição brasileira, com o tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil” tem como principal desafio desenvolver projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia.

“O nosso objetivo é fazer com que os estudantes elaborem soluções que possam ser utilizadas em situações reais, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Para esse desafio, eles poderão contar com o fornecimento de produtos da Mitsubishi Electric, além do apoio de nossos profissionais durante todo o processo. Queremos proporcionar uma experiência única aos estudantes e gerar soluções que tenham impacto social, produtivo e ambiental no mercado”, afirma Fabiano Lourenço, vice-presidente da companhia no Brasil.

Passo-a-passo

Nesta primeira edição, apenas instituições convidadas poderão participar da competição, que será realizada em duas fases: a primeira on-line e, a segunda, presencial.

Na primeira fase, cada instituição de ensino convidada deverá selecionar internamente um único projeto que será submetido através do site da competição até dia 09 de abril de 2020. Os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, que irá anunciar os que seguirão para a próxima fase, de construção dos protótipos, no dia 22 de abril.

A partir desse anúncio, as equipes terão cerca de cinco meses para tirarem os projetos do papel, apresentando os protótipos em evento final que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo, onde os projetos serão avaliados pelo comitê organizador.

Em seguida haverá uma cerimônia de premiação que entregará um robô industrial para as instituições de ensino dos melhores projetos, sendo o melhor entre os de ensino técnico e o melhor entre os de ensino superior. Além disso, os estudantes das equipes vencedoras ganharão um notebook cada e a oportunidade de um estágio de férias no escritório local da companhia, em Barueri/SP.

“Nosso intuito é o de que seja um ambiente de muito aprendizado e que os estudantes se sintam satisfeitos com essa imersão no universo da automação industrial. Também queremos que conheçam mais sobre a nossa companhia e a qualidade dos produtos que ofereceremos. Esperamos que seja um sucesso!”, finaliza Lourenço.

Para mais informações e regulamento completo da competição, acesse: mitsubishielectric.com.br/meca2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here