Em um cenário em que o aumento de ataques cibernéticos está em grande ascendência, investir em segurança da informação é fundamental para que as empresas mantenham as suas informações em plena segurança. Elas são o principal patrimônio de qualquer negócio e, por esse motivo, manter esses dados em sigilo é estrategicamente importante em um mundo corporativo cada vez mais acirrado.

Por isso, há a necessidade de se investir nessa área, já que ela garante o total suporte às informações utilizando aparatos tecnológicos para garantir boas transações comerciais, financeiras, trabalhistas e de outros ramos de atuação. Os dados empresariais são grandes ativos de uma empresa e eles devem ser geridos e protegidos com todo cuidado, a fim de evitar problemas futuros para o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este post para que você veja as principais razões para promover a segurança da informação na empresa. Confira agora!

A era da informação

Toda empresa precisa da tecnologia para a boa administração de dados. Nesse sentido, investir em segurança da informação se tornou indispensável para a proteção do seu negócio. Evitar ataques cibernéticos e restringir o acesso de pessoas não autorizadas, por exemplo, são formas de não permitir que informações confidenciais sejam alteradas ou divulgadas.

Tudo isso tem grande importância para o desenvolvimento e crescimento de um empreendimento. Em um mundo globalizado, permitir que ocorra roubos ou vazamentos de arquivos sigilosos da empresa, dos clientes, dos parceiros ou dos colaboradores poderia provocar sérios problemas para o negócio, colocando em risco a credibilidade de sua marca, além de causar prejuízos financeiros.

Assim, você deve estar preparado para a era da informação e sempre buscar mecanismos tecnológicos para o bom desenvolvimento empresarial.

Investimento em segurança da informação em números

O Brasil é alvo de uma quantidade considerável de ataques cibernéticos. Um estudo realizado pela IDC a pedido da Fortinet aponta que esses ataques estão em constante crescimento, razão pela qual as empresas nacionais estão expandindo os seus métodos de segurança, a fim de diminuir possíveis ameaças.

O estudo baseou-se em entrevistas com diversas empresas, desde as pequenas até as grandes companhias. A pesquisa indica que os negócios nacionais estão buscando efetivamente investir em antimalware e servidores de segurança para terminais, e também em áreas que se relacionam à segurança móvel e ao firewall.

Outra análise realizada pela Gartner aponta que as empresas em geral investiram uma média de 96 bilhões de dólares em 2018 em segurança da informação. Isso quer dizer que houve um aumento de 8% em relação ao ano de 2017.

De acordo com outra pesquisa levantada pelo dfndr lab, a quantidade de ataques cibernéticos teve um crescimento de 95,9% em 2018. O número de links maliciosos detectados alcançou a marca de 120,7 milhões. As informações são do 4º Relatório de Segurança Digital feito por esse mesmo laboratório.

Razões para investir em segurança da informação

Existem diversas razões para aplicar métodos de segurança da informação em sua empresa. Veja a seguir alguns motivos.

Manter mecanismos de proteção ativos

Investir em segurança da informação permite que os seus mecanismos de proteção fiquem sempre ativos. Antivírus, backups, detectores de intrusos e analisadores de tráfego são algumas ferramentas capazes de preservar dados, administrar o tráfego de rede, manter a autenticidade das informações, entre outros. Tudo isso são estratégias básicas para preservar os arquivos da sua empresa em total segurança.

Além disso, é importante salientar que o investimento nesses métodos envolve toda a infraestrutura necessária para que ocorra a utilização segura de informações e arquivos. Assim, incluem-se novas tecnologias, serviços, treinamentos de colaboradores e, até mesmo, contratação de profissionais responsáveis pela manutenção da segurança nas empresas.

Proteção contra ciberataques

Nos dias de hoje, os ciberataques estão em evidência e são uma das principais preocupações das companhias, visto que há sempre o risco de hackers tentarem invadir sistemas e terem acesso a dados confidenciais. Dessa forma, se não tiver um investimento consistente em mecanismos de proteção, a sua empresa se torna bastante vulnerável.

É fundamental que você conte com uma equipe de profissionais prontos para atuar contra esse tipo de ataque, pois, caso contrário, as perdas podem ser bastante prejudiciais. Sistemas de gestão, por exemplo, além de otimizar todos os processos da sua empresa, também garantem a boa proteção dos seus dados.

Funcionamento básico dos recursos

Investir em segurança da informação não serve apenas para proteger os seus dados e arquivos em formato eletrônico. O nível de segurança preciso se relaciona diretamente aos valores desses dados e aos prejuízos que a perda ou utilização errada poderia ocasionar para uma empresa.

Assim, manter todos os recursos importantes atuando de maneira correta é uma forma de se investir em sistemas de segurança. Um exemplo são os ambientes de uso restrito, que, além de proteger a companhia contra incidentes como incêndios e alagamentos, restringe o acesso de pessoas não autorizadas. Isso diminui possíveis riscos de perda de dados e informações.

Ferramentas de segurança mantêm sistemas de informação trabalhando corretamente, bem como reduzem falhas em máquinas responsáveis pelo bom funcionamento dos processos empresariais.

Preservação da informação

As informações da empresa não devem ser apenas protegidas, mas sim preservadas. Afinal, tratam-se de dados essenciais para a gestão eficiente dos negócios. Dessa forma, cada transação feita na empresa, por meio de plataformas de gestão, precisa ser devidamente registrada e mantida em pleno sigilo.

Isso auxilia a proteção dos dados dos seus clientes, fornecedores e também da própria empresa. Informações bem protegidas são sinônimo de segurança.

Como manter a segurança da informação na empresa?

São diversas as maneiras de manter a segurança de dados em sua empresa e algumas práticas são essenciais para proteger os seus processos contra pessoas mal intencionadas. Essas escolhas precisam ser feitas de forma que as principais necessidades empresariais sejam atendidas. Confira alguns detalhes de como promover isso:

  • introduza métodos que notifiquem em tempo real as ações suspeitas em hardware e aplicativos de rede;
  • desenvolva um programa de treinamento e conscientização sobre segurança de informações para os seus colaboradores;
  • realize um controle de acesso para usuários. Assim, caso você precise um programa de gestão na empresa, ele precisa contar com o histórico das ações, contendo dados que são precisos para desempenhar o seu trabalho;
  • coloque em prática backup periódicos, independentemente se suas informações são arquivadas em servidor local ou em Data Center;
  • garanta a criptografia dos dados, notadamente quando se trata de dispositivos móveis. Arquivos como planilhas financeiras, minutas de contratos, planos de marketing precisam ser protegidos por ferramentas de criptografia;
  • utilize termos de confidencialidade. Diversas vezes, colaboradores ou profissionais terceirizados e fornecedores externos necessitam de acesso a dados do seu negócio para realizar as suas atividades. Para isso, é preciso que haja um termo de confidencialidade.

Enfim, levando em conta tudo que foi apontado neste texto, percebe-se que investir em segurança da informação é essencial e uma necessidade real para as empresas. A proteção de dados é uma maneira de prevenir possíveis vazamentos de informações sigilosas que podem comprometer o bom andamento do seu negócio. Então, busque por soluções que possam otimizar os seus processos e procure implantar um bom sistema ERP na sua corporação.

Fonte: TOTVS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here