O uso da gamificação no auxílio do desenvolvimento infantil e no aprendizado está ganhando cada vez mais espaço no mercado, desenvolvendo uma nova maneira de aprender, baseada na educação 4.0 e na Cultura Maker.

Com o objetivo de ressignificar o uso do celular e jogos antigos, a startup de educação e tecnologia Kriativar está lançando no mercado os primeiros quebra-cabeças com realidade aumentada e storytelling do mundo, são eles “Caco, o palhaço” e “Nina, a bailarina”. Ao apontar o aparelho para o jogo montado, os personagens aparecem como se fossem um holograma, interagindo com a criança.

Os smart toys atuam auxiliando no desenvolvimento da concentração das crianças, e estimulando a curiosidade e imaginação. “Depois de vencer o desafio de montar o quebra-cabeça, basta abrir o aplicativo Smart Toys Kriativar e apontar o celular ou tablet para o quebra-cabeça montado. É neste momento que a mágica acontece e Caco aparece no palco, como se fosse um holograma e começa a interagir com as crianças, falando sobre amizade, ser feliz, respeitar animais e viver com alegria”, comenta Sofia Fada, founder da Kriativar.

Já no quebra-cabeça interativo “Nina, a bailarina”, as crianças conseguem ver a personagem dançando, enquanto a narradora conta a sua história. “Ela é uma bailarina internacional que ensina amor, respeito, esperança, persistência e perseverança. É um jogo que desenvolve a concentração e estimula a criatividade e  imaginação das crianças”, comenta Sofia Fada.

A startup também desenvolveu outros dois smart toys, os jogos da memória: Fazenda Encantada, em que após descobrir os bichos, as crianças podem escutar um poema e interagir com cada animal, expandindo seus conhecimentos; e o Universo Encantado, jogo que une o mundo virtual e real.

“Ao apontar o celular, a criança será transportada para o Universo, onde será possível ver cada planeta em realidade aumentada e ainda descobrir informações sobre o sistema solar”, comenta Fada.

Para incentivar o protagonismo infantil, os jogos dão acesso à plataforma Bookmaker, um criador de publicações onde a criança pode continuar a brincadeira criando suas próprias histórias com os personagens dos jogos. Nele também é possível criar livros, revistas, trabalhos escolares e outros diversos produtos que podem ser acompanhados pelos pais e professores. Os aplicativos podem ser baixados no Google Play e no Apple Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here