Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito traz à tona um importante debate sobre segurança viária em todo o país. Para contribuir em medidas preventivas com a utilização de novas tecnologias, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoiou o desenvolvimento de um projeto da empresa Mobit, que utiliza inteligência artificial para aperfeiçoar o controle do monitoramento de radares e dispositivos de fiscalização, instalados nas vias públicas.

Inteligência artificial vai aperfeiçoar fiscalização eletrônica em rodovias

O Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará, que é uma Unidade EMBRAPII, desenvolveu a tecnologia, que já está no mercado. O sistema inteligente é composto por um software web de monitoramento, que extrai informações de um Big Data de dados dos equipamentos, e um módulo de Inteligência Artificial, capaz de prever possíveis desvios operacionais.

Com essa solução, a empresa passa a realizar correções e manutenções de forma preventiva e mais assertiva, tornando o funcionamento da fiscalização mais eficiente e consequentemente contribuindo para a proteção da vida de pedestres, motoristas e passageiros.

Para Henrique Leitão, coordenador do projeto na Unidade EMBRAPII – IFCE, a solução desenvolvida proporciona vários benefícios à empresa responsável pelo serviço de fiscalização, uma vez que possibilita o monitoramento mais transparente do seu parque de equipamentos instalados nas vias.

“O uso de Inteligência Artificial na predição de desvios de operação alterou o processo de manutenção tornando-o preventivo ao invés de corretivo, possibilitou a redução do tempo de indisponibilidade dos equipamentos e por fim contribuiu para a redução de possíveis penalidades contratuais devido ao mal funcionamento ou indisponibilidade do seu sistema de fiscalização”, explica o coordenador do projeto.

Rota 2030

Desde 2019, a EMBRAPII é coordenadora do Programa Prioritário de Mobilidade e Logística – Rota 2030, iniciativa do Governo Federal para fortalecer e alavancar a atividade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na cadeia do setor automotivo no País. Para as empresas que desejam desenvolver projetos de inovação e buscam parceria, a instituição tem modelos adequados para cada tipo de projeto e empresa, que podem chegar a até 50% do valor do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here