Os alunos do curso de designer de moda da London College of Fashion já vêm usando Inteligência Artificial e Impressão 3D em seus trabalhos. As tecnologias estão mudando a forma de atuação desses futuros profissionais. Além de abrir novas possibilidades de criação, confecção e formas de comercialização.

Eles fazem compras em uma butique de realidade mista, sem necessidade de loja física. Outra tecnologia permite ao cliente atualizar suas roupas com um assistente de estilo digital que aconselha o que comprar. Ou usar uma camisa rastreável que acompanha o ciclo de vida da peça para criar produtos mais sustentáveis.

Inovar na moda com tecnologias digitais

Essas ideias tratam de problemas do mundo real relacionados à moda, principalmente, na produção de roupas. Os criadores foram estudantes do London College of Fashion, uma escola que ensina futuros designers e líderes da moda a inovar através de tecnologias digitais. A escola oferece desde cursos artesanais até pesquisas avançadas em Inteligência Artificial, efeitos 3D e tecnologia vestível.

Os alunos do London College of Fashion trabalham no projeto Didi com Azure IoT

“Não podemos ignorar a maneira como o meio digital impactou a vida cotidiana. Ele mudou completamente a maneira como o setor se envolve com os consumidores”, diz Matthew Drinkwater, diretor da Fashion Innovation Agency, que trabalha com tecnologias emergentes na escola.

“Temos que preparar nossos alunos para um mundo que está mudando em um ritmo mais rápido do que qualquer outra época.” Drinkwater se disse animado com o potencial criativo das novas tecnologias aplicadas à moda.

Projeto focou em 3 áreas

No início deste ano, ele e o London College of Fashion trabalharam com a Microsoft para criar um programa de incubadora focado em inovação em três áreas: Realidade Mista, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).

Durante três meses, 30 estudantes de diferentes disciplinas trabalharam com especialistas da Microsoft e mentores de moda para desenvolver protótipos com o programa “Future of Fashion Incubator ”. Eles tiveram experiência prática com os recursos do Microsoft HoloLens e do Azure em soluções baseadas em IA, IoT e dados.

Os alunos receberam feedback de especialistas do setor. Entre eles, a designer de Londres, Charli Cohen, a especialista em moda de Nova York, Natasha Franck, e a fundadora e CEO da Eon, uma iniciativa que aluga roupas da moda.

Os estudantes do London College of Fashion apresentam seu projeto a um painel de profissionais do setor

“Muitos alunos disseram que o programa foi a melhor coisa que fizeram na universidade. Ele cumpriu uma enorme demanda por entender como a tecnologia pode mudar a indústria”, disse Peter Hill, gerente técnico do Digital Learning Lab, que hospedou a incubadora.

Os projetos dos alunos incluíam um assistente de estilo que examinava seu guarda-roupas com visão computacional. Depois dava conselhos sobre o que comprar e onde comprar com o Azure Machine Learning. Outro projeto usou Inteligência Artificial para classificar imagens ao vivo de pessoas e suas roupas.

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Alunos experimentaram as tecnologias na prática

A estudante apresenta o projeto Hololux de seu grupo com a HoloLens em um evento da Future of Fashion Incubator.

O projeto DiDi (Data by Design) utilizou o Azure IoT e um chip de identificação por radiofrequência para ajudar os projetistas a rastrear dados sobre o desempenho de roupas. Inclusive em diferentes condições climáticas, além de atividades para criar peças mais duráveis ​​e úteis.

“Começar a mostrar seu trabalho, que você passou muito tempo criando, foi muito gratificante”, disse a estudante de moda Anna Richards, membro do grupo DiDi. 

“Eu realmente amei a atmosfera e conheci pessoas da indústria que seria difícil acontecer de outra forma.”

Drinkwater diz que a escola quer repetir o programa da incubadora, cujos elementos-chave incluem experiência prática e acesso a especialistas.

Matthew Drinkwater, chefe da Fashion Innovation Agency no London College of Fashion

“Trabalhar diretamente com a Microsoft fez com que parecesse real para os alunos”, diz ele. “Eles sentiram que estavam genuinamente fazendo a diferença na indústria. Encontrando soluções para problemas da vida real.”

Em fevereiro, sua Fashion Innovation Agency ajudou a criar um modelo usando Realidade Aumentada na London Fashion Week. No ano passado, ele desenvolveu um sistema de fotogrametria para exibir produtos em 3D on-line.

“No London College of Fashion, estamos reduzindo a distância entre moda e tecnologia. O objetivo é estimular as novas gerações a manipularem as novas formas de criar no setor de moda”, diz Drinkwater. “Vai impactar tudo o que eles fazem.”

Fonte: Microsoft

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