O avanço da digitalização traz cada vez mais comodidade, especialmente no âmbito das finanças pessoais. Estimativas da Febraban apontam que a quantidade de transações com foco em movimentações financeiras realizadas pelo celular aumentou 80% em 2018, o que dá um total de 2,5 milhões de transações como pagamentos e transferências.

Apesar das facilidades obtidas, ainda é necessário ter cuidado ao realizar esse tipo de transação – as queixas junto ao Banco Central por fraude tiveram um aumento de 297% no ano passado.

Pensando em solucionar esse problema, a Minsait desenvolveu uma solução chamada Onesait Behavior Fraud. O software de segurança tem como foco auxiliar especialistas a detectar fraudes a partir do uso de inteligência artificial na análise de transações on-line.

Alguns exemplos de soluções analisadas pelo sistema são: compras suspeitas com cartões, saques da conta corrente, transferências e venda de ativos sem autorização.

“Com uma visão omnichannel, o sistema antifraude da Minsait consegue analisar as operações que o cliente realiza em todos os canais de contato com o banco. Dessa maneira, é possível coletar informações para uma análise assertiva, dificultando as possibilidades de ataque dos invasores”, afirma o comunicado da companhia.

Isso é possível porque os algoritmos utilizados são capazes de reproduzir e automatizar os procedimentos de análise usados por analistas antifraude de bancos, além de aprender novas técnicas continuamente, à medida que novos golpes são registrados.

Na prática, a solução é capaz de criar perfis para cada cliente e de processar grandes quantidades de informações a respeito de suas atividades financeiras simultaneamente, a fim de verificar se há qualquer desvio de comportamento habitual.

“O Onesait Behavior Fraud é uma solução inovadora no mercado financeiro, que traz o conhecimento histórico das técnicas que os fraudadores usam para estabelecer estratégias de identificação. A solução é muito mais permite que bancos e empresas de qualquer setor que operam em ambientes digitais ofereçam um serviço ágil e confortável aos seus clientes”, finaliza o comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here