A Indústria 4.0 e suas principais tecnologias e aplicações são explicadas nesse vídeo pela professora da FACAMP Melissa Mesquita. Ela faz um histórico dos processos industriais ocorridos até hoje e mostra as inovações da Indústria 4.0 que afetarão a produção e mercado consumidor nas próximas décadas.

Ela explica no vídeo: “Esse nome foi dado pelo governo alemão para seu programa de desenvolvimento de fábricas inteligentes, versatéis e eficientes, apoiadas na computação, na automação e na conectividade”.

A professora detalha várias tecnologias da Indústria 4.0 e suas aplicações como, por exemplo, o Big Data, que manipula uma quantidade enorme de dados, e a Impressão 3D, que tem proporcionado diversos benefícios para os processos produtivos.

Quais são as grandes novidades da Indústria 4.0?

Segundo a professora, a principal é a Internet das Coisas, que é a possibilidade de conectar equipamentos à internet que interagem e se integram.

É possivel integrar máquinas, produtos, sistemas e pessoas. Está se tornando possível reunir e analisar informações de toda produção, identificando problemas antecipadamente, permitindo processos mais rápidos, mais flexiveis e mais eficientes.

Bosh usa radiofrequência na produção

A Bosch possui um sistema com tecnologia de acionamento e controle que movimenta máquinas e equipamentos super flexíveis, capazes de realizar várias operações específicas pois os produtos têm código de radiofrequência e as estações de trabalho sabem que passos de fabricação devem ser realizados a cada momento.

As novas máquinas e robôs podem ser ainda mais integrados. “É como se conversassem entre si. É possivel integrar uma enorme cadeia. É possivel construir um avião comercial, produzindo ao mesmo tempo em 50 países, por centenas de empresas diferentes”, explica a professora.

Mercado de robôs e outras tecnologias

Os novos robos autônomos realizam serviços complexos, são mais flexiveis e coperativos. A empresa suiça ABB esta lançando um robô de dois braços, o Yumi, que é projetado para montar produtos eletrônicos.

A Siemens desenvolveu um software avançado de simulação de usinagem. São soluções de máquina virtual que deixam o equipamento real mais disponível para a fabricação, levando testes e treinamentos para o ambiente virtual.

A professora segue explicando as tecnologias da Indústria 4.0 e os benefícios que suas aplicações podem trazer para as empresas de diversos setores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here