Começa hoje, dia 10 de agosto, e vai até dia 12, a Expolux Digital Week. O evento acontece on-line e a programação foi pensada de maneira a atender toda a cadeia com temas estratégicos como, por exemplo, o avanço da tecnologia e do uso da impressão 3D no setor.

Paralelamente às buscas por maior economia e eficiência energética, que levaram a soluções como os acionadores por presença e o próprio LED, o design também entra na mira da tecnologia e a impressão 3D para projetos de iluminação vem ganhando força e espaço. Ao aliar beleza e eficácia, o método possibilita a criação de diferentes propostas estéticas para projetos industriais, comerciais e residenciais com soluções modernas e criativas.

O assunto será o foco da apresentação do líder de inovação da Lumicenter Lighting, Thiago Vieira, no primeiro dia de Digital Week, às 17h, com a palestra “Impressão 3D na Iluminação: inovação sem limites”. Para adiantar um pouco do conteúdo, ele afirma que “uma das principais vantagens é a criação de qualquer tipo de formato, ampliando possibilidades e facilitando a customização, desde os pequenos componentes até luminárias inteiras com desenhos exclusivos”, diz.

Segundo o especialista, o assunto é uma grande novidade de mercado e “representa uma das vertentes da indústria 4.0. O processo mais popular para este tipo de construção é o FDM (Fused Deposition Modeling, em livre tradução Modelagem por Fusão e Deposição), em que um filamento plástico é fundido e depositado por um bico de extrusão, construindo o objeto em camadas”, explica. Já sobre o uso prático, ele afirma que vai “dos pendentes decorativos às peças de iluminação comercial. A imaginação é o limite”.

Impressão 3D em Iluminação entre os temas da Expolux Digital Week

Programação diversificada vai da decoração à iluminação pública

As transformações de mercado, adaptações das empresas frente à pandemia e a mudança do perfil de consumo pedem dos profissionais do setor uma visão 360 graus para criação ou aproveitamento de oportunidades. Por isso, a grade da Expolux Digital Week abrange diferentes verticais, do decorativo ao público, com a vantagem do formato 100% digital e gratuito, que amplia as possibilidades de participação de visitantes de todas as partes do país.

O Design na Iluminação abre as palestras do primeiro dia, 10 de agosto, com Fernanda Tissot, arquiteta e diretora comercial da Luxion Iluminação, apresentando um overview sobre tendências, às 16h. Na sequência, às 16h30, é a vez do tema Iluminação Circular: a luz como ferramenta de sustentabilidade, onde o arquiteto Ricardo Fahl, gerente de produto da Omega Light, explicará sobre como as empresas podem ser mais lucrativas ao mesmo tempo em que reduzem impactos. Para fechar o dia, às 17h, o desenhista industrial Thiago Vieira, do Grupo Lumicenter Lighting, explicará em detalhes sobre Impressão 3D na Iluminação: Inovação sem limites.

O segundo dia, 11 de agosto, começa às 16h com A influência da luz na vida noturna das cidades, palestra do engenheiro eletrônico Anderson Mendes, gerente comercial da Ilumatic Iluminação. Às 16h30, Luciano Rosito, engenheiro eletricista e diretor comercial da Tecnowatt Iluminação, apresentará sobre Iluminação Pública e a Telegestão: novas tecnologias, aplicações e normativas. Na sequência, às 17h, o também engenheiro eletricista José Gimenes, gestor de novos negócios da Trópico Iluminação, ressaltará a Importância do LED na iluminação pública.

Fora as atualizações, a Expolux Digital Week traz rodadas de negócios internacionais nos três dias de realização do evento, das 08h às 21h, e nacionais marcadas para o dia 12 de agosto, das 09h às 11h30 (Sessão 1) e das 14h às 17h30 (Sessão 2), organizadas para a participação de empresas convidadas.

As inscrições para os eventos de conteúdo são gratuitas (mas limitadas) e podem ser feitas pelo site: https://www.expolux.com.br/pt-br/expolux-digital-week.html

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here