Cento e cinco pesquisadores e professores que atuam nas Unidades EMBRAPII que compõem a Rede MCTI/ EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial e a Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital participam da primeira turma do Curso de Capacitação de Instrutores em Inteligência Artificial da IBM Skills Academy.

A capacitação faz parte do programa “Trilha para o Futuro”, uma parceria da EMBRAPII e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), cujo objetivo é fortalecer as competências técnicas dos pesquisadores e preparar alunos, do curso técnico à pós-graduação das Unidades EMBRAPII, para atuar em projetos de inovação em IA da indústria nacional.

Somadas, as Redes de Inovação em IA e em Transformação Digital contam com 26 Unidades EMBRAPII e cerca de 3 mil profissionais dedicados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nos respectivos temas. No entanto, a formação de recursos humanos ainda é um dos principais gargalos para o desenvolvimento de projetos de inovação disruptivos nas áreas.

Para o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, Igor Nazareth, a parceria com IBM Brasil tem um potencial gigantesco para ampliar o conhecimento e capacitar novas gerações de talentos profissionais. “Encontrar profissionais capacitados em Ciência de Dados e realizar projetos de inteligência artificial é um desafio quando se planeja implementar tecnologias de fronteira na indústria. Para acompanhar o ritmo de mudanças na área, é preciso investimentos constantes na formação de recursos humanos”, destaca.

Aos participantes do curso que acontece neste mês de julho, será apresentada a metodologia, visão geral do conteúdo e como utilizá-lo no formato de ensino híbrido. As treze sessões previstas no programa contemplam áreas como nuvem, Inteligência Artificial, computação quântica e segurança cibernética.

O curso é baseado na metodologia “Train the Trainer” (T3), na qual especialistas da IBM capacitam professores que irão treinar os alunos das Unidades EMBRAPII às quais estão vinculados, maximizando seu impacto. A expectativa é capacitar 10 mil pesquisadores brasileiros em tecnologias emergentes nos próximos 5 anos. A plataforma digital do IBM Skills Academy fornece acesso a laboratórios, aulas, questionários e exame final, bem como casos de uso de indústria com foco na resolução de problemas reais de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here