Sem grande alarde, o Facebook anunciou uma nova ferramenta de Inteligência Artificial específica para programadores. Apelidado “SapFix”, o novo recurso analisa códigos-fonte e escaneia-os em busca de erros. Além disso, testa vários patches de correção e sugere caminhos de atualização, tudo automaticamente. O SapFix, inclusive, já está inserido no código massivo do Facebook para, eventualmente, ser compartilhado com a comunidade desenvolvedora.

“Isso marca a primeira vez que uma correção gerada por máquina foi implantada em uma base de código da escala do Facebook. Como resultado, os testes e reparos são automatizados de ponta a ponta”, escreve a equipe de ferramentas de desenvolvimento da empresa.

 “É um marco importante para os híbridos de IA. Ela oferece mais evidências de que a engenharia de software baseada em pesquisa pode reduzir o atrito no desenvolvimento do programa.” O SapFix pode ser executado com ou sem Sapienz, o precursor automático de erros do Facebook. Usa-o em conjunto com o SapFix, sugerindo soluções para os problemas que Sapienz descobre.

Rede social explica funcionamento da novidade em post

Em um post bem detalhado no Facebook Code, a rede social explica todo o funcionamento da novidade. Assim como mostra suas capacidades de agir em pequena e grande escala. “Até onde sabemos, essa é a primeira vez que uma função de machine learning foi inserida em uma base de dados tão grande. É um passo importante para Inteligências Artificiais híbridas, pois traz ainda mais evidências de que a engenharia de softwares baseada em buscas pode reduzir a fricção no desenvolvimento de aplicações”, diz a equipe de desenvolvimento da rede.

Esses tipos de ferramentas podem permitir que equipes menores construam produtos mais poderosos ou deixem que as grandes corporações economizem uma tonelada de tempo gasto com engenharia. Isso é crítico para o Facebook, pois tem muitos outros problemas para se preocupar.

O Facebook ainda diz que, “à medida que desenvolvemos o SapFix para que ele funcione com todos os tipos de bugs e softwares, essa ferramenta tem o potencial de mudar a velocidade e qualidade da geração de códigos”. A vontade da rede social é compartilhar o SapFix com a comunidade desenvolvedora “eventualmente”.

Fonte: Canal Tech

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here