Com o avanço das tecnologias e a mudança de hábito comportamental cada vez mais ganhando espaço na Era Digital, uma modalidade que vem sendo praticada por pessoas mal intencionadas no mercado financeiro são os golpes envolvendo criptomoedas.

A promessa de ganhos rápidos e rentabilidade acima da média são a porta de entrada para que investidores leigos e até mesmo profissionais experientes caiam em armadilhas de criminosos que agem de forma ilegal, com o objetivo de obter lucro em cima de outras pessoas criando estratégias que despertam a atenção das vítimas para, assim, fisgá-las para o golpe.

Para não ser enganado na hora de investir o capital em ativos como as criptomoedas, Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, traz dicas essenciais para entender se o investimento é confiável e também faz um alerta sobre o esquema de pirâmides, outra prática comum de iludir pessoas a obterem ganhos ilícitos, por meio de especulações ou fraudes, causando prejuízo a quem participa deste movimento.

“Nunca aceite entrar em alguma proposta de criptomoedas ao receber mensagens particulares via redes sociais como inbox de Facebook, Instagram ou mesmo e-mails, porque isto já é um sinal de possível fraude. Nenhuma criptomoeda deve ser oferecida desta forma, pois normalmente as transações sobre estes criptoativos são feitas por meio de corretoras idôneas ou, ainda, via ETF como o HASH11 e o QBTC11 listados na B3”, analisa o especialista.

Tasso Lago reforça que o esquema comum das pirâmides financeiras desperta o interesse das pessoas porque prometem rendimentos fixos mensais ou sempre se mostram com resultados positivos.

“Não existe investimento 100% positivo, ou seja, qualquer investimento flutua para cima ou para baixo, e isso é normal no mercado financeiro. As pirâmides normalmente prometem às pessoas um ganho de 5 a 10% ao mês, rentabilidade positiva, dobrar o capital rápido, e isso tudo é fraude”, afirma o especialista.

“É preciso ter cautela com as promessas de projetos em criptomoedas com ganhos revolucionários e a curto tempo. Em sua maior parte, propostas como estas ou mesmo as tradicionais pirâmides, muitas vezes chegam até às pessoas sob a narrativa de ser uma grande oportunidade de ganhos altos e rápidos, e isso não é irreal”, finaliza Tasso Lago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here