A segurança da nuvem é um conjunto de ferramentas digitais necessárias para a prevenção de ameaças virtuais. Quando o ambiente online está seguro, há o fortalecimento da estratégia de transformação digital da instituição. Além de ainda gerar suporte ao uso de ferramentas e serviços baseados em nuvem como parte da infraestrutura.

Especialista destaca quatro práticas de segurança na nuvem para as empresas

Sabendo disso, Fernando Santos, head de soluções na Certsys e especialista em data protection e compliance lista as principais práticas de segurança na nuvem para as empresas.

“À medida que as empresas buscam novas estratégias de negócios e iniciam a jornada de transformação digital, a utilização de nuvem passa a ser uma etapa essencial para otimizar custos e ganhar performance. Entretanto, os riscos e a segurança também precisam ser reavaliados, para garantir a privacidade dos dados armazenados e a continuidade dos negócios equilibrando os níveis de produtividade e segurança”, explica Santos.

Gerenciamento de identidade e acesso (IAM)

As ferramentas e serviços de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) permitem que as empresas aumentem o nível de controle e gestão de usuários que tentam acessar serviços locais e baseados em nuvem.

“A principal funcionalidade do IAM é gerenciar as identidades digitais para todos os usuários. Desse modo, eles podem ser ativamente monitorados e, quando necessário, restritos durante todas as interações de dados e sistemas”, comenta o especialista.

Prevenção de perda de dados (DLP)

Os serviços de prevenção de perda de dados (DLP) oferecem um conjunto de ferramentas e serviços projetados para garantir a segurança dos dados regulamentados na nuvem.  As soluções de DLP usam uma combinação de alertas de correção, criptografia de dados e outras medidas preventivas para proteger todos os dados armazenados, seja em repouso (armazenados em determinado local) ou em movimento (informações sendo transportadas de um lugar para o outro em uma rede).

Informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM)

“O gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM) fornece uma solução abrangente de orquestração da segurança que automatiza o monitoramento, a detecção e a resposta de ameaças em ambientes baseados em nuvem”, destaca Santos.

Com o uso de tecnologias orientadas por inteligência artificial (IA) para correlacionar dados de log em diversas plataformas e ativos digitais, a tecnologia SIEM oferece às equipes de TI a capacidade de aplicar os seus protocolos de segurança de rede com sucesso.

Continuidade de negócios e recuperação de desastres

Por fim, independentemente das medidas preventivas adotadas em suas infraestruturas locais, as empresas podem sofrer violações de dados e interrupções inesperadas. Sabendo disso, elas devem ser capazes de reagir rapidamente às vulnerabilidades recém-descobertas ou às interrupções significativas do sistema.

Fernando enfatiza como as soluções de recuperação de desastres são essenciais na segurança da nuvem: “São necessários para agilizar a recuperação de dados perdidos e retomar as operações normais de negócios”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here