A dinamarquesa Ørsted investiu em tecnologias digitais como Análise Avançada e Inteligência Artificial (IA) para transformar os dados de suas 1.300 turbinas eólicas marítimas em insights para manutenção preditiva, o que gerou economia de tempo e recursos.

O software usado é produzido pela Microsoft e ajuda a empresa a trabalhar com diversos equipamentos que geram muita informação ao mesmo tempo. “Cada turbina tem milhares de sensores e a cada minuto, a cada hora, eles produzem grandes quantidades de dados que podemos analisar e otimizar”, diz Michael Biermann, CIO da Ørsted.

Ferramentas modernas baseadas na nuvem também ajudam os 5.900 funcionários da Ørsted a trabalhar e colaborar de forma mais eficiente.

“Quando projetamos novos parques eólicos, os cálculos para as fundações costumavam levar semanas. Agora, com a nuvem, demoram entre 4 e 8 horas”, diz Michael Judén, diretor de estratégia digital da empresa.

“A força do nosso relacionamento com a Microsoft reside no alinhamento da missão entre nossas empresas, na tentativa de tornar o mundo um lugar melhor e mais verde”, completou o diretor.

Os parques eólicos da empresa atendem 11,3 milhões de pessoas

Os parques eólicos fazem parte da mudança da líder mundial de combustíveis fósseis para a energia renovável. Com sede na Dinamarca, a Ørsted hoje desenvolve, constrói e opera parques eólicos marítimos que fornecem energia para 11,3 milhões de pessoas, cerca de um quarto do mercado eólico offshore do mundo.

A Ørsted alienou seu negócio de exploração de petróleo e gás em 2017 e reduziu seu consumo de carvão em 82% na última década.“Nossa intenção é criar um mundo que funcione inteiramente com energia verde”, diz Biermann.

A empresa planeja eliminar completamente o carvão até 2023 e quer aumentar sua capacidade eólica marítima para 15 gigawatts até 2025 – o suficiente para abastecer mais de 30 milhões de pessoas.

“Nós nos transformamos de uma empresa baseada em petróleo e carvão em uma empresa totalmente voltada ao sistema de energia verde. Com a mudança climática que estamos experimentando todos os dias, é obviamente uma tarefa importante”, finaliza o CIO da Ørsted.

Fonte: Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here