Painel online sobre o tema ocorre no dia 16 de setembro, às 17 horas, ao vivo no YouTube e Linkedin da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Série de eventos voltada aos profissionais e empresas que estão implementando a indústria 4.0 vai até dezembro.

Uma cidade inteligente coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã. Smart Cities favorecem o desenvolvimento integrado e sustentável tornando-se mais inovadoras, competitivas, atrativas e resilientes, melhorando vidas.

Esta é uma definição resumida feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. E você já parou para pensar no desafio da segurança em seus diferentes aspectos nas cidades inteligentes? É exatamente este o recorte da discussão do painel promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII)

O painel “Segurança nas cidades inteligentes” é promovido pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e vai reunir três especialistas no tema: Jean Vogel, diretor do Ágora Tech Park e gestor do Perini City Lab; Igor Freitas, Account Manager da Intel na área de Inteligência Artificial; e o coronel Eduardo Almeida, chefe de gabinete da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e referência no assunto de segurança. A mediação será Fabrício Petrassem Sousa, IoT Manager da Macnica DHW, empresa associada da ABII. A transmissão será ao vivo nos canais do Youtube e Linkedin da ABII, e a participação é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse.

“Os desafios que são propostos diariamente nas cidades em todo o mundo, causados pela explosão demográfica e consequente aumento da demanda por serviços diversos, envolvem, principalmente, as áreas relacionadas ao bem estar das pessoas. Neste cenário, o tema segurança ganha destaque em todos os debates e em todas as esferas, pois está diretamente ligado aos princípios e direitos de todo cidadão. Encontrar soluções para este desafio é nossa missão como gestores, empresas de tecnologia, poder público e sociedade civil organizada. Neste painel, vamos trazer a tona questões que impactem nesse processo, e que contribuam para encontrarmos soluções”, ressalta o mediador e também organizador do painel Fabrício Petrassem Sousa.

“Tornar as cidades mais inteligentes significa fazer a vida das pessoas mais simples e agradáveis. E se há um tema dentro deste conceito que é relevante, sem dúvida é o da segurança, pois ninguém se sente bem em um ambiente inseguro. Bons índices de segurança, geralmente vêm associados de bons IDHs, índices econômicos e, no final do dia, de pessoas felizes. Usar a tecnologia e a inovação para promover a segurança das cidades é determinante para o desenvolvimento de nossa sociedade”, explica o convidado Jean Vogel. “Segurança é fundamental para a percepção de felicidade das pessoas. O Brasil será o melhor país do mundo para se viver se proporcionar segurança para sua população”, complementa o convidado Eduardo Almeida.

Já o convidado Igor Freitas lembra que o avanço da Inteligência Artificial em Visão Computacional, associadas à evolução do poder de processamento em dispositivos na ponta (como câmeras inteligentes, por exemplo), tem democratizado o desenvolvimento de novas plataformas de câmeras de segurança. “Isso tudo está revolucionando as cidades de forma geral e trará um impacto positivo para a sociedade”, acredita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here