O trabalho de um gerente de manutenção é repleto de desafios. Esse profissional precisa acompanhar as novidades do mercado e prestar um serviço de muita qualidade. Hoje em dia, há um tema que você não pode deixar de lado: a indústria 4.0.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a migração para esse conceito trará inúmeros benefícios, como a redução de R$ 73 bilhões em custos totais por ano, sendo R$ 31 bilhões apenas com a manutenção de máquinas.

Por isso, nunca foi tão necessário utilizar novas tecnologias e mudar a sua forma de atuação, a fim de obter resultados positivos. Apesar disso, alguns gestores ainda enfrentam dificuldades na hora de se adaptarem ao novo modelo.

Dessa forma, este post vai ajudar você a entender um pouco mais sobre o seu papel na melhoria dos processos de manutenção. Confira a seguir.

Qual é o perfil de um gerente de manutenção na Indústria 4.0?

Um especialista em manutenção é responsável por tomar decisões que afetam toda a linha de produção. Se ele não acompanha o desempenho de cada máquina, por exemplo, o ritmo produtivo pode ser comprometido.

Além disso, a segurança do trabalhador é outro tópico que merece ter bastante relevância. Por isso, o perfil adequado de um gerente de manutenção na indústria 4.0 é extremamente importante.

Em décadas passadas, esse profissional ficava isolado dos outros setores e só era requisitado quando algum equipamento quebrava ou dava problema. Com o passar dos anos, as indústrias perceberam que a manutenção deve ir muito além de reparos e trocas de peças.

Nos tempos modernos, o gerente de manutenção precisa ser completo, dominando várias áreas do conhecimento. A chegada da indústria 4.0 abre o seu campo de visão, pois fornece indicadores de performance de todos os elementos produtivos. Desse modo, você consegue fazer predições e aumentar a vida útil de cada equipamento.

Em outras palavras, o complexo industrial é transformado em um grande organismo vivo, que depende do correto funcionamento de todos os setores. O gerente de manutenção passa a tomar decisões precisas, que são baseadas em dados reais sobre o chão de fábrica.

Se você consegue evitar as paralisações produtivas, por exemplo, é possível atender aos prazos estipulados em contratos, reduzir despesas e aumentar a produtividade. Outro benefício está relacionado ao fato de não existirem mais surpresas em sua rotina.

Como a formação multidisciplinar será cobrada no dia a dia de um gestor da indústria 4.0?

Infelizmente, a manutenção ainda é vista por muitos como uma área que só gera despesas. Na verdade, o uso de boas práticas de manutenção é a única maneira de evitar paradas e acidentes na linha de produção.

Portanto, os profissionais desse setor precisam mostrar bons resultados. Ao evidenciar que a aplicação dos tipos de manutenção e os reparos preditivos nas máquinas melhoram a performance da gestão, você ajuda a manter os equipamentos disponíveis.

Assim sendo, nunca deixe de provar resultados com base na disponibilidade em comparação com os custos de manutenção, produzindo mais com menos.

Quais são os principais desafios?

Percebe-se, então, que é essencial estar preparado para superar obstáculos. O primeiro deles acontece na hora de adquirir as peças e os componentes dos sistemas industriais. Como a manutenção deve andar junto com a aquisição, você não pode utilizar apenas o critério financeiro para tomar decisões.

A compra de um material ou de um produto mais barato, por exemplo, nem sempre é algo favorável — em muitas situações, a qualidade da mercadoria é inferior, enquanto que o processo de ressuprimento dos componentes de manutenção deve ser eficiente.

Se uma ferramenta for mais cara, mas tiver maior durabilidade e segurança, você não pode hesitar em escolhê-la. Mais uma vez, a análise de informações é um diferencial que deve fundamentar as atitudes de um gerente de manutenção.

Além disso, existem problemas na comunicação industrial também. Como os processos devem ser interligados, o chão de fábrica precisa trabalhar sob os mesmos valores e objetivos da gestão.

Se existem ruídos ou falhas na comunicação, provavelmente, não será possível obter os números desejados. Portanto, a infraestrutura tecnológica e comunicativa deve ser robusta e adequada às necessidades da gestão, a fim de disponibilizar dados em tempo real.

Fique atento também para manter o time alinhado com as ferramentas mais modernas existentes e realize treinamentos. Essas práticas ajudam a manter o time engajado.

Qual é a importância da sustentabilidade?

A impressão de ordens de serviço e outros relatórios é uma questão que merece muito cuidado por parte de um gerente de manutenção. Quando esses documentos são físicos, é necessário gastar muito papel. Além disso, você deve armazená-los em um local seguro e protegido. Essas questões oneram o orçamento da empresa e fomentam o consumo indiscriminado dos recursos naturais.

Quem se adapta à indústria 4.0 consegue realizar todas essas tarefas no mundo virtual. A partir disso, é possível documentar e armazenar ordens de serviço, relatórios, contratos e livros em servidores Em outras palavras, a transformação digital abre portas para a sustentabilidade na indústria.

Consequentemente, você consegue administrar melhor os recursos financeiros disponíveis e otimizar a sua imagem no mercado, já que os consumidores não querem produtos e serviços que prejudicam a natureza.

O que fazer a partir de agora?

A indústria 4.0 está mudando a forma como as empresas operam. Não é mais admissível agir como antigamente, esperando algum problema acontecer para colocar os serviços de manutenção em atividade.

No presente, o gerente de manutenção deve ser bem qualificado e preparado para tomar decisões baseadas em fatos e sob pressão. Quem não acompanhar essa tendência tem grandes chances de fracassar — e você precisa evitar essas situações a todo custo.

Por mais que a linha produtiva não ofereça problemas no momento, é fundamental monitorar o desempenho de cada máquina a partir do uso de tecnologias eficientes, como sensores ou beacons. Essas predições o ajudam a criar um planejamento adequado às necessidades do mercado e garantir que os equipamentos não quebrem com tanta facilidade.

Desse modo, não tenha mais uma postura reativa. Faça de tudo para antecipar problemas e veja como é possível reduzir despesas e acidentes e melhorar o ambiente de trabalho com a manutenção na indústria 4.0.

Fonte: http://wikieam.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here