A presença cada vez mais marcante da tecnologia e o impacto que ela gera nos negócios é uma variável de grande importância no mercado. Tais transformações impactaram não só os negócios, mas também as ações por parte das empresas no seu dia a dia.

Este fator se mostra relevante na rotina das organizações e deve ser um ponto de atenção para as lideranças, como destaca Fabio Gabbay, da FIND HR. “Entender o impacto das tecnologias e aplicá-las nos negócios das mais diversas empresas é o grande desafio, hoje, para os gestores”.

Dentro desse cenário, é importante entender duas categorias de habilidades que são exigidas para o colaborador: softskills e hardskills. Se, antes, o mercado de trabalho era simples e muito mais direto no que diz respeito à preparação de um profissional de qualquer área, hoje o contexto mudou.

As habilidades comportamentais e técnicas devem andar lado a lado, quando se fala de um profissional completo. Abaixo, Gabbay destaca essas principais características.

Hardskills

Machine Learning

Entender que, cada vez mais, as máquinas e tecnologia são realidade é compreender que o aprendizado de máquina pode, e deve, estar ao nosso favor. Observar algum tipo de comportamento padrão de algoritmos usados em sistemas, é um diferencial na hora de decisões e pode ser o ponto chave para o sucesso em alguma escolha realizada.

RPA (Robotic process automation)

No mesmo sentido do item anterior, a automatização de processos que antes eram totalmente manuais é essencial para uma boa otimização do tempo. Além de garantir maior parte do dia para dedicação a atividades estratégicas e analíticas, automatizar tarefas reduz, de forma relevante, a possibilidade de erro humano. O que era muito comum no passado, em que as atividades eram totalmente manuais e os processos automáticos extremamente raros;

Cyber Security

A segurança da informação transformou-se em um grande desafio da era digital. O profissional atual precisa estar atento e entender os processos e percursos da segurança da informação, seguindo controles de excelência para as organizações.

Metodologia Ágil

A agilidade não deve estar presente apenas no comportamento pessoal. Ela precisa estar, também, nas metodologias utilizadas na organização. Entender que vivemos em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) é focar as energias em metodologias ágeis, que permitem um aprendizado contínuo.

Assim, o ambiente estará sempre  pautado pela inovação e a consciência de que a única constante nos dias atuais é a mudança, auxilia a estabelecer, prontamente, estabelecer um mindset digital, essencial para o sucesso em um mercado de trabalho transformado digitalmente, como o que vivemos hoje.

Softskills

Adaptação

Entender que agora nada é estático e se encontra em eterno desenvolvimento e evolução é o ponto principal para se adaptar. Não é porque quando você entrou na organização era de uma forma, que permanecerá sempre assim. Ser resiliente e adaptável a cada situação que se apresenta é essencial para se manter no mercado;

Diversidade

Se antes o mercado era composto por um tipo específico de profissional, no que diz respeito a formação, gênero e classe social, hoje, isso não é mais realidade. A diversidade é essencial para a mistura de pensamentos e aprendizados, já que cada pessoa adquiriu experiência e conhecimento diferentes. Quanto mais plural e diverso, maiores são as chances de obter a resposta ideal em cada caso;

Liderança por exemplo

Aquilo que sempre foi pensado no ambiente pessoal, na criação dos filhos, é cada vez mais válido no contexto organizacional. Em empresas cada vez menos hierárquicas, o líder é, ainda mais, exemplo para aqueles que são subordinados a ele. Quando se tem boas atitudes vindas da liderança, comportamentos exemplares por parte dos liderados vira uma consequência natural;

Agilidade

A velocidade de ação e resultados, sem dúvida, cresceu muito nos últimos anos. Por isso, ser ágil significa reagir de forma quase imediata àquilo que se apresenta. A frase “tempo é dinheiro” poucas vezes fez tanto sentido. A falta de rapidez em se manter atualizado, se posicionar diante de uma situação e agir em torno dela, pode ser a diferença entre o sucesso ou completo fracasso profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here