Quando falamos sobre a evolução da tecnologia, logo nos remetemos às novas oportunidades que aparecem, como, por exemplo, a Indústria 4.0. A Inteligência Artificial, Internet das Coisas e o Blockchain têm impactado positivamente o mercado brasileiro de negócios, assim como as relações profissionais.

Para se ter uma ideia, muitas empresas fizeram estimativas do alcance desses três tópicos e uma delas – consultoria em gestão Accenture – apontou que a implementação das tecnologias que estão ligadas na Internet das Coisas, por exemplo, devem impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões, até 2030. O que é muito louco, né? Se pararmos pra pensar, o ganho pode alcançar US$ 210 bilhões, isso caso o País crie condições para acelerar essa absolvição das tecnologias relacionadas.

A Inteligência Artificial, nos dias de hoje, substitui os seres humanos em atividades e rotinas operacionais de baixa e média complexidade na empresa, o que pode prejudicar muitas pessoas num futuro próximo. Apesar de parecer um prejuízo para o nosso capital, essa inserção pode potencializar a prestação de serviços.

Isso acontece porque as empresas aumentarão a produtividade e passarão a aproveitar o capital humano, deixando as pessoas livres do trabalho rotineiro, operacional, que uma máquina pode fazer.

Outro caso que existe e causa o impacto real nas novas tecnologias é a Internet das Coisas. Para resumir, são equipamentos usados no dia a dia que ajudam pessoas e empresas a tomarem decisões.

Esse tipo de avanço pode auxiliar na economia do consumidor, pois a Internet das Coisas permite maior conectabilidade em relação às pessoas, fazendo um uso de recursos para ajudar na tomada de decisões, sendo elas, na melhor alocação de recursos, na hora de contratar, de fazer aquisição com fornecedor, melhor hora de aumentar a produtividade ou de diminuir um pouco a produção, caso o mercado não esteja absorvendo.

Por fim, existe o Blockchain, que é uma possibilidade de desburocratizar as relações de mercado, a partir das validações e segurança nas transações que as pessoas vão estabelecer no mercado.

Esse tipo de tecnologia é possível, pois permite que você realize diversas transações com nível de segurança muito alto. Mas, para isso, ainda temos que enfrentar muitos outros desafios para que a Indústria 4.0 atinja um público maior. Até porque, esse é só o começo de uma nova era para o País e para as pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here