Para dar mais suporte de informações na hora de escolher sua previdência privada, um grupo de especialistas desenvolveu o Otto, um inédito sistema de Inteligência Artificial capaz de auxiliar o mercado financeiro no esclarecimento de todas as questões sobre o assunto.

O sistema será lançado até o final de abril para atender a uma carência notada dentro do mercado financeiro. A ideia do sistema é proporcionar um suporte eficaz e preciso aos profissionais da área de investimentos, que têm recebido muitos segurados dispostos a incrementar e até migrar do regime geral do INSS para o privado como forma de garantir um valor maior da sua aposentadoria. Para seu desenvolvimento, foram investidos até o momento cerca de R$ 700 mil.

Desenvolvido pela ViaCognitiva, o Otto chega em um momento em que o mercado tem registrado um crescimento do interesse pelos planos privados. Só em fevereiro, quando a Reforma da Previdência foi apresentada pelo Governo, a quantidade de consultas sobre a Previdência Privada aumentou quase 15 vezes em relação a igual período do ano passado.

Demanda por fundos de previdência privada aumentaram quase 11%

Foram 987 mil buscas contra 66 mil no mesmo mês de 2018, de acordo com um levantamento feito por um importante buscador de aplicações financeiras atuante no Brasil. No país, cerca de 13,1 milhões de pessoas têm planos privados, de acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

No ano passado, houve um crescimento de 10,54% nas reservas relacionados a esses planos, se comparado com o ano anterior e chegou a R$ 836 bilhões.

Construído baseado em chatbot – programa com capacidade de aprender com a interação junto aos usuários, o Otto conta com um sistema em nuvem que tem armazenado mais de 300 intenções de perguntas e respostas.

Essa quantidade pode crescer a cada dia, conforme o surgimento de mais dúvidas sobre o tema. O idealizador do serviço, Alexandre Melo, explica que a tecnologia aprende constantemente conforme seu uso, por meio do “aprendizado de máquina”, ou machine learning em inglês.

“O Otto vai auxiliar bancos, escritórios, corretoras e agentes autônomos de investimentos nas suas prospecções. Será um gerador de novos clientes, além de oferecer uma base de consulta de todas as dúvidas que surgem dos interessados”, esclarece Melo.

Ele destaca ainda que o sistema irá oferecer um serviço para essas instituições financeiras que, por sua vez, concederão acesso gratuito aos seus potenciais e atuais consumidores. O sistema levou oito meses para ser desenvolvido e até seu lançamento, os idealizadores já fizeram testes em alguns escritórios de investimentos de São Paulo.

Como surgiu a ideia

A ideia de criar esse inédito serviço nasceu após uma pesquisa junto a alguns escritórios de investimento parceiros da Via Cognitiva. O nome Otto foi dado em homenagem a Otto von Bismarck, chanceler austríaco que criou o primeiro sistema de previdência público em 1880.

“A partir daí, esses escritórios apontaram a importância e a necessidade de terem um especialista em Previdência Privada. Percebemos uma enorme carência de uma solução como essa no mercado financeiro destinado ao tema”, detalha Carol Volcov, especialista com grande experiência em Previdência Privada e curadora técnica do Otto.

O Otto foi construído com a tecnologia de Inteligência Artificial IBM Watson em nuvem, com as interações sendo realizadas em linguagem natural, disponível 24 horas e sete dias por semana. As atualizações e curadoria técnica das informações realizados por um especialista no assunto é o grande diferencial oferecido pelo sistema.

Adicionalmente, o Otto também será capaz de fazer cálculos de aposentadoria, comparar diferentes ativos financeiros e identificar o perfil de investidor do usuário. De fundamental importância para os escritórios e profissionais de investimento, o sistema inclui ainda a geração automática de “leads”, com mais de 500 palavras-chaves sobre Previdência Privada, através de campanhas de marketing digital disponível no Google Ads.

Para disponibilizar o serviço às corretoras, escritórios e agentes autônomos, os organizadores farão a comercialização por meio de uma assinatura mensal, baseada em faixas de usuários.

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