Referência inédita editorial no país, a publicação “Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro” tem como proposta conceituar o dinheiro (a partir dos povos primitivos), sua evolução, desde a criação da moeda até os dias atuais, com operações financeiras realizadas em meio digital pela web, em celulares, computadores e tablets.

Com linguagem acessível e didática, a obra surge como fundamental relevância para interessados em conhecer esta temática e para ementas bibliográficas de cursos e disciplinas acadêmicas. O autor é Christian Aranha, pesquisador e autor de crônicas e ensaios consagrados nas áreas de Big Data, Blockchain, Web Semântica, Inteligência Artificial, Processamento da Linguagem Natural, Psicologia, Linguística e Ciência Cognitiva.

“Recomendo a leitura àqueles que desejam mudar o mundo, aos inquietos, aos inconformados, aos gestores, aos curiosos, aos visionários, aos líderes, aos corajosos e aos empreendedores do mundo da inovação disruptiva. Que tal minerar essa complexidade de informações neste livro que tem uma linguagem leve, estilo peer-to-peer? O dinheiro se torna moeda virtual, autogerido por computadores, e coloca em xeque a soberania dos países. O livro nos apresenta ainda o movimento cypherpunk e personagens como Satoshi Nakamoto, que teria sido o protagonista do surgimento do algoritmo dessa engrenagem internacional de protocolos de segurança, que geram e organizam dados digitais mundiais. Com esta nova capacidade de conexão, a tecnologia empodera as multidões para além do mundo das finanças, na gestão das mesmas”, afirma Ruth Espinola, economista e professora de empreendedorismo e inovação da PUC-Rio.

Bitcoin, Blockchain e Muito Dinheiro foi dividido em partes que abordam os fundamentos do sistema de trocas internacionais (histórico sobre o dinheiro no mundo), origens do Bitcoin e Blockchain, técnicas e operações em Blockchain, projeções e tendências baseadas em um futuro com o Blockchain consolidado nas sociedades. A obra traz um QRCode de exemplo didático de Blockchain e um glossário das principais criptomoedas.

Sobre o autor

Christian Aranha integrou o grupo de pós-doutorado em Inteligência Artificial pela FGV/RJ. É Doutor em Inteligência Computacional Aplicada pela PUC-Rio, onde também fez mestrado em Estatística e Otimização, graduação em Engenharia Elétrica e bacharelado em Psicologia. Desde pequeno, por influência do pai, desenvolveu também perfil empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here