Na busca por catalisar, fomentar e promover os diferentes interesses e necessidades destinados ao negócios da IoT e contribuir para o desenvolvimento tecnológico, a ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas) realiza o primeiro ABINC Summit – Conexão IoT, entre os dias 25 e 26 de junho, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.

A Internet das Coisas (IoT) já apresenta muitos benefícios para os negócios em diversos setores, mas a sua evolução ainda caminha a passos curtos no Brasil, principalmente pela falta de conhecimento da maioria das empresas sobre o potencial de ganhos e resultados que podem ser obtidos com projetos de IoT.

O evento é voltado tanto para executivos que buscam um salto de produtividade para transformar as suas empresas e explorar novas oportunidades de negócios na economia digital, quanto para fornecedores de produtos e serviços IoT.

O Congresso trará uma abordagem sobre a aplicação dos conjuntos de tecnologias que compõem a IoT, com foco menos técnico e mais direcionado a apresentar os ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus processos internos, bem como a criação de novos produtos e serviços baseados em modelos de negócios inovadores que gerem novas fontes de receitas e transformem a experiência de seus clientes, fortalecendo assim a capacidade de inovação da estrutura empresarial do País.

“Queremos mostrar às empresas de todos os segmentos que elas podem obter ganhos elevados de produtividade e redução de custos em seus processos operacionais além de oferecer novas experiências a seus clientes por meio de produtos e serviços digitais”, destaca Flávio Maeda, presidente da ABINC.

Segundo Maeda, nos próximos anos todos os negócios serão altamente dependentes ou centrados em Internet das Coisas. As empresas terão que se transformar de meros fabricantes de produtos físicos ou prestadores de serviços tradicionais, em negócios focados em atender as demandas dos clientes através da criação de diferentes produtos conectados e serviços digitais para entregar uma experiência unificada e diferenciada.

Os ensinamentos vão contemplar todos os setores que movimentam a economia, como o varejo, transporte e logística, manufatura, cidades inteligentes, agronegócios, saúde, recursos naturais, energia, finanças e seguros.

Convidados internacionais e apresentação de cases são o destaque da programação

A programação do Congresso será composta por painéis com especialistas em IoT e apresentação de cases reais de empresas de diferentes segmentos. O destaque vai para a palestra de Sudha Jamthe, CEO da IoTDisruption.com e líder de negócios com 20 anos de experiência em transformação digital de organizações de construção. Já tendo orientado grandes players do mercado como eBay, PayPal, Harcourt e GTE, ela falará sobre os modelos de negócio e as tendências futuras para IoT.

Outro nome de peso a integrar o time de palestrantes é João Carlos Brega, Presidente da Whirlpool Latin America e VP da Whirlpool Corporation. Entusiasta de um Estado moderno e menos burocrático que cumpra seu papel para o desenvolvimento do Brasil, ele mostrará como a Whirlpool, empresa líder do segmento em que atua e na excelência operacional de processos e de pessoas, inova com a IoT dentro e fora da organização.

Temas que circundam o setor de IoT, como a questão da segurança, privacidade, tratamento de dados, tecnologias habilitadoras de IoT e blockchain, dividirão o espaço com a apresentação de cases de projetos reais de empresas de variados segmentos e que aplicam a IoT para endereçar desafios e negócios dentro das categorias de melhoria operacional e inovação.

Representantes de empresas como a Volvo, Braskem, MWM Motores Diesel, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, IOTA Foundation, Wardston Consulting, Mexichem Brasil, Parque Tecnológico Itaipu, Net Sensors do Brasil e Grupo Schindler, compartilharão as suas experiências, operações e resultados na aplicação da Internet das Coisas em seus negócios.

Clique aqui para ver a programação completa.

ABINC premia melhores cases de aplicação da IoT

Durante o Congresso, um comitê curador avaliará todos os cases apresentados de acordo com os critérios de avaliação descritos no momento da chamada pública para inscrições, que ocorreu no mês de março. Serão eleitos o melhor em cada uma das duas categorias: melhoria operacional e inovação.

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, programada para o último dia, e o autor principal de cada case premiado será contemplado com a inscrição no congresso internacional IoT Solutions World Congress 2019 a ser realizado em Barcelona.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here