A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) está com inscrições abertas para o Prêmio ABII 2021, reconhecido por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O prêmio, que está em sua 4ª edição, está alinhado a missão da entidade, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.

Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para as empresas associadas.

“A ABII oferece um palco para que as empresas mostrem seus projetos e sirvam de referência para o mercado. É uma grande oportunidade”, destaca o diretor Marcelo Gramigna.

As inscrições para a 1ª rodada do Prêmio ABII 2021 estão abertas até o dia 9 de julho, às 17 horas. Ao final da rodada serão selecionados três projetos finalistas.

Haverá também uma 2ª rodada de inscrições entre 4 de agosto e 3 de setembro, quando serão selecionados mais três projetos finalistas. A grande final, com apresentação de seis cases finalistas, ocorre no dia 27 de outubro. Todas as etapas do prêmio serão feitas de forma online.

ABII vai premiar projetos e soluções da indústria 4.0

Na 1ª e 2ª rodadas haverá uma curadoria e um time de jurados composto por diretores da ABII, líderes dos Grupos de Trabalho (GTs) de Negócios, de Tecnologia e de Pessoas da ABII, além de convidados externos, sempre que necessário.

Se o diretor ou líder tiver um case inscrito pela empresa que atua, ele automaticamente não poderá fazer parte da curadoria e do time de jurados. Na etapa final, em outubro, o time de jurados convidados será externo e sem relação com a ABII. Durante as etapas, os nomes e qualificações dos jurados serão amplamente divulgados.

Cada case inscrito será avaliado com base em dez critérios: facilidade de aplicabilidade no mercado; se gerou novo negócio para empresa ou mercado; quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas; pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos; amplitude de atendimento para empresa ou sociedade; escalabilidade; clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido; indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos; case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil; e grau de inovação.

A ABII realizou uma live de lançamento do prêmio no dia 9 de junho, em que Gramigna destacou algumas regras, prazos e os critérios de avaliação. A live também contou com a participação de Ricardo Gonçalves, da Pollux Part of Accenture, empresa vencedora do Prêmio ABII nos anos de 2019 e 2020.

 “Esta premiação é muito relevante para fortalecer e acelerar a indústria 4.0 no Brasil. A marca ganha destaque, o cliente ganha destaque e a equipe envolvida com o projeto se sente reconhecida. No case vitorioso de 2020, acabamos tendo uma repercussão internacional, inclusive, que começou com o Prêmio ABII”, destacou Ricardo Gonçalves que ressaltou ainda a importância da premiação do ponto de vista do negócio.

A 1ª edição do Prêmio ABII foi realizada em 2017 e teve a Embraco (hoje Nidec) como vencedora com o case “diili ‐ plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de IoT”.

A 2ª edição, em 2019, teve a Pollux como vencedora com o projeto”Linha de e-commerce para preparação de pedidos customizados” (desenvolvido para a Dolce Gusto/Nestlé).

A 3ª edição, em 2020, teve a Pollux como vencedora com o projeto “Logística 4.0” (desenvolvido para a tinturaria Florisa). No ano de 2018 foi realizado um desafio que substituiu o prêmio, utilizando um modelo de formação de times compostos por diferentes empresas associadas.

A 1ª rodada de inscrições do Prêmio ABII 2021 vai até 9 de julho, às 17 horas e as inscrições são feitas nesse link: https://tinyurl.com/8padyb5u. Mais informações no site www.abii.com.br ou pelo e-mail [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here