O GT Tecnologia da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial apresenta um artigo exclusivo, escrito por 12 especialistas em tecnologia, que atuam nas empresas associadas. Com o título “Gêmeo Digital – Muito além da simulação virtual com o Asset Administration Shell (AAS)”, o artigo tem como objetivo apresentar o conceito e destacar características e benefícios do Gêmeo Digital.

Para exemplificar de forma prática os benefícios e todas as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 exploradas no trabalho, uma cafeteira foi utilizada como ativo monitorado. “Os resultados mostraram o potencial do conceito de Gêmeo Digital, na simplificação do uso dos dados em todos os níveis, do chão de fábrica até a gestão das informações”, destaca o resumo do artigo.

Os líderes do GT Tecnologia, Jordana Arruda e Robson Klug, destacam que o artigo materializa o conhecimento trocado e assimilado pelo time que participou do grupo de estudos sobre Gêmeo Digital. “Aprendemos muito no grupo de estudos e buscamos sempre, o tempo todo, entregar algo à sociedade, com o objetivo de repassar nossos conhecimentos e técnicas e incentivar empresas e pessoas a vivenciarem a transformação digital na indústria. O Gêmeo Digital vem sendo tratado como o principal facilitador para a transformação digital em diversos setores. Ele fornece informações essenciais para que os negócios tomem decisões fundamentadas”, ressaltam.

Conforme Jordana e Robson vários dos atuais problemas de integração das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 serão resolvidos com a adoção dos Gêmeos Digitais. “Os fabricantes de maquinários entregarão tanto o gêmeo físico quanto o digital e os provedores de soluções digitais consultarão os gêmeos digitais para entregar seu valor. Todos os envolvidos no processo ganham com esta tecnologia”. O GT Tecnologia também criou um vídeo, em parceria com a Ocotea Filmes, que mostra um gêmeo digital na prática.

Confira o artigo sobre Gêmeos Digitais na íntegra:

https://abii.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Artigo-gemeo-digital.pdf

Assista ao vídeo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here