Uma mudança rápida está acontecendo no setor de mineração com a utilização das novas tecnologias digitais. Os programas de análise capturam e processam dados de várias fontes e criam painéis de controle em tempo real. Essas ferramentas permitem tomar decisões em minutos ou horas, ações que anteriormente levavam semanas e até meses.

O volume de produção tem sido, cada vez mais, a medida do sucesso da mineração. Hoje, as empresas usam a tecnologia para coordenar a demanda e a produção e melhorar seu rendimento. Com isso, são possíveis operações mais eficientes e sistemas de controle mais rígidos, algo que antes não era possível. Isso significa que elas devem investir em ferramentas e análises que lhes permitam se tornar uma empresa de mineração conectada com a era digital.

Impulsionadores de transformação

Atualmente na mineração existem seis principais estimuladores da transformação:

1. Produtividade: a mineração ainda é um negócio intensamente impulsionado pelo capital. Dessa forma, ela requer novas tecnologias para melhorar as operações, incluindo perfuração, detonação e transporte de material.
2. Automação: hoje em dia, mais dispositivos são equipados com sensores para rastrear, medir, registrar e enviar dados. Com isso, máquinas com sensores permitem caminhões sem motorista, além de trens e dispositivos de detecção. Quando usados de forma correta, isso reduz os riscos de acidente. A escassez de mão-de-obra em locais remotos também não prejudicará suas operações. Funcionários treinados poderão gerenciar as máquinas remotamente, a partir de uma distância segura.
3. Tecnologias inovadoras: à medida que os dispositivos e os sensores se tornam mais acessíveis, as empresas passarão a utilizar a tecnologia existente de novas maneiras. Por exemplo, usando software de jogos para treinar trabalhadores, através de simulações virtuais.
4. Conformidade: com o aumento das regulamentações locais, estaduais e federais, a conformidade é um fator-chave. Com a ajuda da tecnologia, as operações se tornam mais seguras e permitem uma melhor coleta de dados e relatórios sobre questões ambientais, de saúde e sustentabilidade.
5. Sustentabilidade: as questões ambientais estão impulsionando a mudança. As diretrizes de uso de água adicionam custos e são um grande risco para a viabilidade das minas existentes. Assim como a demanda de energia também está mudando de produtos nucleares e baseados em carbono para modelos de energia renovável.
6. Cibersegurança: com o uso crescente de produtos inteligentes e bancos de dados massivos, os riscos aumentam. Juntamente com as ameaças virtuais, as ferramentas equipadas com dispositivos estão mais vulneráveis a roubos físicos.

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de como essas transformações digitais estão ocorrendo.

Decisões operacionais em tempo real

Para melhorar o desempenho operacional atual, o aumento do uso da tecnologia é uma necessidade. Veículos de mineração equipados com rádio e dispositivos de rastreamento de pessoal podem alimentar bancos de dados centrais. Os sistemas de software, por sua vez, usam os informações fornecidas em sincronia com ações de mapeamento, modelagem e estimativas.

Todas esses dados são enviados através de redes sem fio de baixo custo, resultando em projeções mais precisas. Painéis e análises de gerenciamento de produção são alimentados no local de trabalho, fazendo com que os funcionários possam acessar às informações em dispositivos móveis e, assim, tornar decisões mais rápidas.

Descoberta de unidade de modelagem e da Big Data

Talvez uma das maiores ameaças à mineração hoje seja o fornecimento cada vez menor de locais de mineração de nível 1. O declínio do rendimento e os piores graus de produtos minados compõem a questão da escassez.

Para reduzir custos, as empresas precisam de melhores informações sobre onde e se vale à pena escavar. É exatamente o uso de tecnologia que está tornando essas decisões mais fáceis e rápidas.

Um exemplo é a análise de ensaio. Os geólogos não precisam mais esperar meses pelos resultados, uma vez que os aplicativos utilizados permitem que o equipamento e a equipe enviem dados de locais remotos para servidores na Nuvem.

Essas informações sobre as operações de campo, relativas à segurança, manutenção e ao desempenho de perfuração são críticas. Esse banco de dados pode então ser alimentado por informações sobre planejamento de minas, ventilação, engenharia de rochas e recursos minerais.

Esses metadados permitem que os funcionários da mina façam escolhas muito melhores sobre a seleção de locais de mineração. Os resultados dessas atividades são mesclados com custos de fornecimento e preços de mercado e baseiam decisões futuras naquele local ou em outros semelhantes.

O que significa a transformação digital para mineração

A transformação precisa chegar em todas as áreas das empresas de mineração. Modelos de negócios devem reconsiderar abordagens para o trabalho. Assim como os processos precisam ser reavaliados, fazendo com que os trabalhadores interajam de maneira que quebrem o isolamento atual.

Em um novo modelo impulsionado pela demanda, fatores como clima, concorrência e disponibilidade de suprimentos desempenham papéis críticos. Dessa forma, a produção poderia responder aos clientes e mercados mais rapidamente do que nos modelos do lado da oferta.

A colaboração também deve ser totalmente aceita

Os dados devem ser compartilhados com fornecedores e clientes e até mesmo com concorrentes. Ordens de produtos misturados são possíveis quando se trabalha com outras empresas. Fabricantes de equipamentos que têm acesso a análises podem recomendar novos procedimentos e alterar futuras versões de produtos.

O abastecimento sustentável de água e energia pode ser rastreado em tempo real. Cadeias de fornecimento serão mais ágeis, respondendo a transmissões imediatamente. Como as mudanças no local de trabalho são feitas em tempo real, a aquisição de suprimentos pode e deve mudar também.

A mina digital também é mais segura

Os centros de controle remoto podem estar a milhares de quilômetros de distância. Máquinas inteligentes irão diagnosticar problemas ou necessidades de manutenção e enviar dados para a central através de comunicação sem fio. Além disso, a detecção de perigos e gases poderá ser totalmente automatizada.

Programas de treinamento unificados podem ser acessados remotamente. À medida que mais trabalhadores de mineração são contratados, sua qualificação continua de forma consistente.

As certificações e qualificações são padronizadas em toda a empresa

As funções de escritório também melhoram, com tarefas como faturamento e processamento de pagamento se tornando mais automatizadas e menos dependentes do trabalho manual.

A mina digital está aqui

Inovações tecnológicas permitem que as empresas de mineração sejam mais ágeis e lucrativas. Por causa disso, a transformação é vital para o sucesso futuro, especialmente, devido à crescente pressão de preços e à menor qualidade do material. Inevitavelmente, empresas que adotarem a transformação digital serão mais adequadas para alavancar tecnologias para ganhos saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here