Até 2024, a Promobot – uma fabricante de robôs de serviço autônomos – entregará cerca de mil robôs para a Europa. O valor total do contrato é de 18,5 milhões de euros.

“Reconhecemos a responsabilidade que assumimos por nossos parceiros, especialmente quando a exclusividade depende dela e muitos países estão envolvidos – permitimos que nossos parceiros confiáveis gerenciem todas as vendas na Europa. É importante não vendermos robôs apenas, mas sim saber com antecedência que casos de aplicação são necessários, em que tipo de processos de negócios os robôs serão mais benéficos e quem é o cliente final do produto”, diz Aleksei Iuzhakov, presidente do conselho de administração da Promobot.

A Promobot cria robôs humanóides de serviço autônomo. São utilizados como consultores, administradores, guias e promotores em bancos, museus, lojas, eventos, escritórios do governo, residenciais e shopping centers.

Robô atendente de Shoppings Centers

Na primeira etapa da cooperação, as partes esperam a abertura de centros de serviços e escritórios de vendas na Romênia, Alemanha e Áustria entre 2019 e 2020. No futuro, o crescimento dependerá de como o mercado se desenvolver.

Gabriel GANTNER, CEO da Advanced Robotics: “Escolhemos a Promobot como o robô de serviço mais avançado disponível no mercado. Embora a maioria dos análogos pareçam ser nada mais do que acessórios, a Promobot tem todo o potencial de trazer benefícios reais aos negócios. A avançada IA (Inteligência Artificial) do robô, os recursos estruturais e a funcionalidade geralmente superam os produtos similares no mercado da robótica. Planejamos lançar aplicativos interativos que funcionem parcialmente offline e parcialmente controlados por uma pessoa por meio de um serviço de telepresença. Vamos desenvolver aplicativos para o robô concierge, funcionário de exposição e outros cargos de serviço”.

O robô pode ser concierge, guia em museus, vendedor em lojas, promotor de eventos, por exemplo

“Atualmente, os robôs praticamente não são usados na Europa, portanto, vemos um grande potencial de desenvolvimento. Acreditamos que nos próximos cinco anos o Promobot AI será desenvolvido para oferecer suporte significativo aos funcionários “vivos”. Já estamos conversando com redes de coworking e centros de negócios, varejistas e aeroportos europeus”, continua Gantner.

E esse mercado no Brasil?

No Brasil, a Promobot está presente através de sua parceira, a Umbô, representante certificada que trabalha com os robôs Promobot desde 2018 em feiras e eventos por todo o país.

“O Brasil que conheço não está somente pronto para USAR tecnologia de uso intuitivo, simples, que fascina e prova ser útil, como também para CRIAR as suas próprias implementações. O setor está crescendo. Hoje, tem Umbô, Plaginbot, Human Robotics, XRobô e outros – todos zelando pelas boas implementações. Orgulho-me de fazer parte dessa onda de criação de novas experiências, uma nova realidade”, comenta Elena Senik, Fundadora da Umbô.

A empresa Promobot foi fundada em 2015. Hoje, é o maior fabricante de robôs de serviço autônomo no norte e leste da Europa. Os promobots trabalham em 35 países como administradores, promotores, consultores, guias e concierges, apoiando funcionários “vivos”. Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no aeroporto de Baltimore, no Dubai Mall, nas lojas da IKEA e em outros locais movimentados.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here