A Indústria 4.0 está promovendo mudanças significativas nos mais diversos setores, trazendo o conceito de “Fábricas do Futuro”. Na medida em que o mundo vivencia as transformações da digitalização, soluções tecnológicas como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica e a Internet das Coisas (IoT) são cada vez mais utilizadas para acelerar as atividades industriais, garantindo mais dinamismo e agilidade nas operações.

Recentemente, a Orange Business Services e a Nokia anunciaram no Brasil uma parceria para a implantação de uma plataforma de redes sem fio privadas e recursos de edge computing, trazendo conectividade e alta performance para as mais diversas aplicações. Com base nesta parceria, as tecnologias 4G e 5G existentes poderão ser implementadas em ambientes privados, dedicados, o que traz benefícios para as mais diversas indústrias no Brasil.

Nesse sentido, o 5G, terá um impacto único na Indústria 4.0 – possibilitará a construção de novos modelos operacionais dentro das organizações ao oferecer suporte a aplicações em tempo real para fabricação inteligente, manutenção preditiva e operações remotas, graças à implementação das redes privadas sem fio as a service (pWaaS em sua sigla em inglês). Com o aumento da conectividade, as redes privadas sem fio também possibilitam a construção de espaços inteligentes, nas cidades, no campo e nas fábricas.

As novas soluções de redes privadas sem fio fornecem conectividade com altos níveis de confiabilidade, segurança e previsibilidade, o que faz com que sejam vistas como um possível novo padrão para a Indústria 4.0 no mundo inteiro e, tudo isso, somente será viável graças aos benefícios do 5G.

Ao implementarmos esse tipo de solução tecnológica no Brasil e em outros países da América Latina, toda a indústria avançará na modernização digital de suas operações, um passo fundamental é a base tecnológica para as milhares de aplicações e automações que estão por vir.

5G a conectividade que impulsionará a Indústria 4.0

Artigo de José Renato Mello Gonçalves, vice-presidente para a América Latina da Orange Business Services

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here